Comédia metalinguística protagonizada por Zach Galifianakis mostra que é possível dar risada dos outros sem ficar com peso na consciência.
“Between Two Ferns: O Filme” é baseado na série homônima original do site Funny or Die. Trata-se de um programa de entrevistas, apresentado por Zach Galifianakis, que recebe seus convidados literalmente entre dois vasos de samambaias. Apostando em um humor que constrange as celebridades, a série estreou em 2008 e desde então diversos convidados ilustres foram entrevistados, como Barack Obama, Brad Pitt e Charlize Theron. Distribuído pela Netflix, o longa-metragem é dirigido por Scott Aukerman, que foi um dos criadores da série e divide o roteiro com Galifianakis.
Na obra, após uma entrevista completamente constrangedora com Matthew McConaughey em um cenário precário, um encanamento acaba estourando e inunda todo o set de filmagem da pequena TV pública de Flinch, Carolina do Norte. Assim, o protagonista aciona Will Ferrell, um dos fundadores do Funny or Die, que faz uma proposta: se o protagonista conseguir gravar dez programas em duas semanas, ele será presenteado com um talk show noturno na televisão aberta.
Ao invés das celebridades irem até o estúdio, Zach segue as celebridades com a sua equipe composta por Carol Hunch (Lauren Lapkus), a produtora do programa, Cameron Campbell (Ryan Gaul), o responsável pelas filmagens, e Boom Boom (Jiavani Linayao), que faz a mixagem de som. Com essa proposta, o diretor divide a sua comédia/mocumentário entre um tradicional road movie e os trechos das conversas com os artistas.
Parodiando os talk shows americanos que seguem a mesma fórmula de apresentador simpático e celebridade que conta como a sua vida é incrível, o humor rápido e constrangedor que Zach impõe é a virtude do filme. Com a montagem veloz, não dá tempo de sentir como a piada anterior foi tóxica porque logo em seguida vem outra muito pior. Ferrell mesmo, por exemplo, segue a linha completamente sem limites, “admitindo” que trabalha apenas para ter dinheiro e manter seu vício em cocaína.
São diversos momentos com muita vergonha alheia e autodepreciação com Jon Hamm, Brie Larson, Paul Rudd, Keanu Reeves, Bruce Willis, David Letterman, entre outros. Visivelmente, os convidados odeiam o entrevistador e estão desconfortáveis, mas as perguntas são tão absurdas e inacreditáveis que acabam virando o jogo e ficando engraçadas. Fica no ar a sensação de que os entrevistados aceitaram passar pelas perguntas ofensivas, deixando de lado o peso na consciência de dar risada de algo tão pesado. Apesar da qualidade do texto, o conjunto das cenas na estrada são completamente desnecessárias. Passam a impressão que o diretor criou uma desculpa para conectar as entrevistas em apenas um material.
“Between Two Ferns: O Filme” é uma comédia metalinguística com um tipo de humor muito específico. Com um texto propositalmente ácido, Galifianakis mostra que até mesmo para insultar é preciso ter um timing cômico. Não gosta deste tipo de humor? Aproveite pelo menos as cenas nos créditos – são imperdíveis.