Filmes da Netflix podem não ser exibidos no Festival de Cannes 2018
A ameaça da retirada de seus títulos do festival aconteceu depois que a plataforma foi banida da competição oficial do evento.
Segundo informações do Hollywood Reporter, a Netflix pode não exibir nenhum de seus filmes no Festival de Cannes desse ano. A ameaça de retirada de seus títulos do festival veio depois da divulgação da nova regra do evento, que proíbe longas que não sejam exibidos em circuito comercial nos cinemas franceses à participar da competição oficial. Contudo, uma decisão final não será tomada até Cannes anunciar sua lista oficial em 12 de abril.
Em 2017, pela primeira vez, dois filmes da Netflix participaram da competição oficial do festival: “Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe”, do diretor Noah Baumbach e “OKJA”, do diretor sul-coreano Bong Joon-ho. Muitos cineastas mais tradicionalistas, especialmente na França, defendem regras rígidas para proteger a distribuição cinematográfica, e reclamaram da inclusão de títulos da plataforma de streaming no festival, devido às suas práticas exclusivamente online.
As informações que circulam são de que ambas as partes estão em conversas para resolver o impasse.
Dentre os títulos da Netflix que eram considerados como certos no festival, estão “Norway” do diretor Paul Greengrass (“Jason Bourne”), “Hold the Dark” do diretor Jeremy Saulnier (“Sala Verde”) e “The Other Side of the Wind”, a versão recém-concluída de um projeto que falecido diretor Orson Welles (“Cidadão Kane”) filmou na década de 1970.
A edição de 2018 do Festival de Cannes acontecerá entre 8 de maio e 19 de maio de 2018 e a atriz Cate Blanchett (“Thor: Ragnarok”) vai presidir o júri.
Saiba Mais: Festival de Cannes 2018, Netflix