Diversidade audiovisual marca a oitava edição do Curta Canoa
Festival de cinema acontece até sábado (15) em Canoa Quebrada, no Ceará.
A praia de Canoa Quebrada sedia, desde a última terça-feira (11), a oitava edição do Curta Canoa – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada. A praia paradisíaca, localizada em Aracati (CE), reúne anualmente realizadores e cinéfilos em um encontro de diversidade da linguagem audiovisual produzida no Brasil.
Para essa edição foram selecionados 10 filmes e 20 vídeos, compondo as duas mostras competitivas do Festival. A noite de abertura foi marcada pela exibição dos filmes “L”, de Thaís Fujinaga (SP – foto), e “A Obscena Senhora D”, de Catarina Accioly (DF), baseado na obra de Hilda Hilst. “L” conta a sensível e divertida história de Teté, uma garotinha que não gosta do tamanho dos seus pés. Quando conhece Héctor, colega de natação, ela decide mudar a sua aparência. O curta fala sutilmente sobre bullying, mas preocupa-se em mostrar uma fase complicada vivida pelas crianças, a da aceitação própria. “L” venceu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Filme do Festival de Brasília de 2011.
Entre os vídeos competiram “AnaBella”, de Michelline Helena e Janieira Rocha (CE), uma história sobre amores despedaçados; “Anachronique”, de Mario Masseti (SP), baseado em um texto de Vera Karam; “Exilados”, de Ana Paula Teixeira (PE), documentário sobre o abandono de idosos pela família; “A Segunda Balada”, de Rafael Barros (AM), sobre um triângulo amoroso; e “Todos os Balões Vão Para o Céu”, de Frederico Cabral (RS), sobre uma moça que passa, de uma forma bastante simpática, pelo dilema da maternidade. A jovem acredita não ser capaz de cuidar de um filho e, após conselho do seu terapeuta, decide adotar um balão e cuidar dele.
A programação do Curta Canoa ainda contou com as oficinas de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Rodrigo Rodrigues, da Faculdade Católica – Marista, e de Confecção de Capas de CDs, ministrada por Norton Falcão. A oficina de Câmera está marcada para a sexta-feira (14) sob o comando de Fernando Maia.
O Festival segue até sábado (15), com a divulgação dos filmes e vídeos vencedores desse ano. O júri conta com a avaliação de Rodrigo Rodrigues, Ricardo Andrés Bessa e do jornalista Diego Benevides, editor-executivo e crítico do Cinema com Rapadura.
___
O Cinema com Rapadura está em Canoa Quebrada (Aracati – Ceará) a convite do evento.
Saiba Mais: Curta Canoa 2012