quinta-feira, 03 de agosto de 2017

RapaduraCast 511
A guerra, Dunkirk e mais uma obra de Christopher Nolan

Uma programa sobre história, guerra e cinema!

Aperte o Play para começar o RapaduraCast Aperte o para começar o RapaduraCast

1x 1.5x 2x
0:00:00

Mais um filme de Christopher Nolan chegou aos cinemas e com certeza temos mais um filme que divide opiniões. O cineasta traz em “Dunkirk” mais um gênero diferente na sua filmografia. Acertou? Errou? Por que algumas pessoas estão chamando este longa de “obra-prima do Nolan“? É acertado falar isso? Hans Zimmer vai ganhar finalmente o seu segundo Oscar? Faltou emoção? Afinal, Nolan é gênio?

Obviamente que para conversarmos sobre o filme, tivemos que bater um papo sobre aquele período histórico. A Segunda Guerra Mundial tinha começado de verdade?

|| PARTICIPANTES
Jurandir Filho, Raphael SantosThiago Siqueira e Giovane Araújo

|| VÍDEO NO CANAL
Dunkirk | Detalhando o mapa da Guerra

|| PODCASTS RELACIONADOS
– RapaduraCast 86 – Saga Batman no Cinema | Partes 1 e 2
– RapaduraCast 195 – Biografia: Christopher Nolan
– RapaduraCast 292 – O fim da trilogia Batman
– RapaduraCast 399 – Interestelar
RapaduraCast 316 – Band of Brothers
RapaduraCast 177 – Jukebox Maestro: Hans Zimmer

|| ASSINE O RAPADURACAST
iTunes: Tem iPhone/iPad/Mac? Adiciona aí!
Android/WindowsPhone: Esse link é o do feed/rss do sucesso!

|| NOSSOS CONTATOS
WhatsApp: (85) 999 335 662
Youtube: RapaduraTV
Instagram
@cinemacomrapadura
Twitter: @rapadura
Facebook/cinemacomrapadura

Compartilhe

Participantes

Giovane Araújo
Giovane Araújo
@giovanearaujoj
Jurandir Filho
Jurandir Filho
@jurandirfilho
Raphael Santos
Raphael Santos
@phsantos
Thiago Siqueira
Thiago Siqueira
@ThiagoSiQueiraF

Ouça Também


  • Kleber Alves Furtado

    Baixei o arquivo e veio o rapaduracast de Home Aranha e não de Dunkirk!

    • Stefano

      Achei q era um comentário irônico mas é realmente verídico! hauhauauahuahua

      • Kleber Alves Furtado

        kkkkkkkkkk

    • Eu dou play, toca Dunkirk.
      E clico em baixar, bem Dunkirk.
      Não tô entendendo :T

      • Anderson

        já foi corrigido poucos minutos depois. Mas inicialmente tava vindo o cast do homem aranha mesmo.

  • Betotruco

    Ainda não ouvi o cast, mas assisti ao filme e não é uma obra-prima!
    Obra-prima transcende os anos, as décadas…
    Ainda se fala hoje de Apocalipse Now e Nascido para Matar ou até a Ponte do Rio Kwai, mas não me vejo falando a alguns anos de Dunkirk.

    É só mais um filme muito bom de Nolan que é um ótimo diretor mas gênio, ainda não!

  • BlackCloud Film

    Nolan não è gênio, è apenas um bom cineasta!.genio è aquele cineasta que faz um ótimo filme sem muitos recursos e grana!. pra mim isso è ser gênio, agora quando o cara tem milhões na conta fica fácil fazer um bom filme!!.

    • Sergio Torquato

      É como dizer que Guardiola é só um bom técnico, porque tem o cacife dos clubes europeus para bancá-lo. Ou que Messi é apenad um bom jogador. Assim como Cristiano Ronaldo.

    • jv bcb

      Nunca viu Amnésia?
      E o fato dele ter muito dinheiro desqualifica seus roteiros? O fato dele ter muito dinheiro e mesmo assim conseguir contar a história que ele quer, sem interferência dos estúdios já é a prova que ele é diferenciado.

  • Emanuel Neves

    Cara eu sai surdo da seção no IMAX! Tiros e tiros e tiros, bomba bomba bomba. Bum!.

    Adorei o filme, escutando o cast

  • BlackCloud Film

    Nolan sò esqueceu de retratar no filme a ajuda dos soldados indianos que foi muito importante nessa batalha de Dunkirk

    • Sergio Torquato

      Isso é verdade. Os Sikhs até hoje são a elite da tropa de elite indiana. Entretanto, a questão étnica é o que menos importa aqui. Não era um documentário. Era um filme com a guerra como pano de fundo. E, nesse contexto, a arte pode romancear algumas coisas.

  • silas.

    Dunkirk é uma experiência inesquecível em IMAX. Vale muito a pena assistir em uma sala com esse tipo de exibição.

    Sobre Oscar: aposto em edição de som, mixagem de som, trilha sonora e, em especial, fotografia (Hoyte Van Hoytema – que já trabalhou com Nolan em Interestelar – fez um trabalho maravilhoso!). O filme merece indicações e prêmios.

    • silas.

      Dou nota 8.

  • Lucas

    Achei uma boa experiência, mas eu saí desapontado pq me passou a sensação de faltar alguma coisa. Por mais que eu tenha me sentido tenso em algumas cenas, pq realmente tem cenas bem tensas, bem filmadas, com ótima técnica, som maravilhoso e tal, o filme não passa emoção verdadeira nenhuma. Me pareceu realmente um exercício, que é interessante, mas não achei memorável, especialmente pelos atores serem todos muito robóticos. O realismo pode ter ficado pela execução das sequências de ação, mas não senti atitudes realistas dos soldados na maior parte do filme. Nem tava me importando com qualquer morte no filme. Tudo é muito limpo tbm, como se fosse um teatro aqueles soldados na praia, não parecia um cenário de guerra. E a montagem me pareceu confusa só pra ser mesmo, pq eu fiquei meio que perdido tanto por espaço quanto por tempo em que as coisas aconteciam em um ou outro momento do filme, mas eu não vi necessidade de criar essa confusão, pq não há nada pra se descobrir por tras dessa montagem confusa quando vc qr simplesmente mostrar algo que aconteceu e não há mistério algum a ser desvendado. Sei lá, por mim foi uma boa experiência, mas não essencial. Foi tipo.. legal, um filme em que a situação é o que importa e não os personagens, ok, nota 7, vamos pros filmes que passam emoção agora. Infelizmente não conseguiu me entreter tanto quanto eu gostaria tbm.

  • Davi Silva

    Assisti esse filme em uma poltrona deitado, foi uma ótima experiência! Hahaha… Gostei muito da fotografia desse filme e dos efeitos sonoros. Não é o melhor filme do Nolan, nem o melhor filme do ano, mas vale sim uma ida ao cinema, principalmente se for assistir em IMAX, porque o filme foi inteiramente filmado em tal.

  • Victor Alexandre

    PÉSSIMO RAPADURACAST…acabou rápido demais! hehe

    A aula de história antes de começarem a falar sobre o filme foi incrível, é sempre muito bom o Gio e o PH compartilharem o conteúdo com a gente.

    Compartilho da opinião de que algumas cenas do filme são claustrofóbicas, e aquele barulho ensurdecedor dos aviões ! Eu fiquei aliviado quando acabou o filme, pq em todo o longa eu fiquei tenso!! Experiência FABULOSA!!!

    Vida longa ao Rapadura!!

  • Franchico Diego

    Não acredito que eu estava perdendo esses conteúdos!

  • Valente Junior

    Cara, queria comentar sobre o fato de terem dito “a edição (montagem) ficou confusa”. Sinceramente, eu consegui acompanhar o filme por completo em todos os atos, mesmo com uma temporalidade tão distinta (hora, dia e semana). Mesmo sendo “diretor Blockbuster”, Nolan não faz filme para ser facilmente compreensível e nem tenta ser isso.
    Contudo, o ponto do roteiro citado no podcast que aborda sobre ter ficado solto o Cillian Murphy em dois momentos diferentes, eu concordo plenamente, observei isso logo ao sair da sala do cinema.
    Também concordo muito pela perfeição técnica do filme, observada pela equipe. Muito bom o podcast, parabéns!

  • Gp

    Gio é o Dale Dye do Rapadura rs

    Podcast sobre filmes de guerra no rapadura são sempre de altíssima qualidade, o conteúdo do video do mapa interativo é de primeira.

    Sobre o filme, é um show. Toda parte sonora é de primeira (aquele primeiro tiroteio na cidade e toda parte area é um petardo). Minha critica fica apenas em 2 pontos, a falta de senso de escala, não da a sensação de dezenas/centenas de milhares de soldados naquela praia e a montagem fica uma pouco difícil de entender. Mas não chega a ser confusa.

    Eu acho que esse filme vai ganhar uma versão em ordem cronológica para o bluray. Ou mesmo uma daquelas montagens fanmade rs.

    • Paulo Silva

      Não. O que vc viu é a versão definitiva, c’est fini. Nolan não é de lançar versões diferentes de seus filmes. Concordo na falta de dimensão, mas se vermos, lá no começo, tem uns planos abertos que mostra uma fileira interminável de soldado, é que depois o quadro diminui na fuga dos soldados e entramos naquela correria.

      • Gp

        Teve dias que a operação dínamo evacuou coisa de 60-70 mil soldados de Dunkirk, em momento algum tem um planos que mostram esse tanto de gente na praia, mas vá la.

        Sobre a montagem, uma vez com o bd, qualquer meia boca consegue fazer.

        • Paulo Silva

          Teve dias, que provavelmente não foi esse, claro que com a ajuda civil, eles se organizaram. O grande problema é que de um take para o outro se passaram os 10 dias e ficou muito confuso, pq o Capitão lá já fala como se todos já tivessem ido e depois temos os soldados chegando de trem. Bem confuso mesmo, mas os 400 mil estavam lá sim, só que foi pouco explorado.

  • Paulo Silva

    Assisti em IMAX e agora quero ver numa sala comum só pra ver se o filme resiste sem a colaboração da sala. Infelizmente quem vota na academia acaba vendo o filme em versões domésticas e até piratas mesmo. O que deve diminuir bastante a chance do filme, diferente de Moonlight que fica até mais interessante assistir na Netflix.

  • Bruno

    “… eu ouvi pessoas falando que os personagens desse filme não demonstram motivos para voltar para casa…”

    É só eu que achei que essa frase tinha seta apontada para um suposto vlog famoso? AHAHAHAHAHAHAHA

  • Arthur

    Tecnicamente espetacular. É um filme imersivo, você se sente na pele de um soldado ao sabor daqueles acontecimentos. O som das armas na cena inicial é assustador no Imax.
    Mas não saí achando uma obra prima. Falta ter o esmero do técnico na parte de roteiro. Falta uma história e grandes personagens para nos ligarmos emocionalmente ao que acontece em tela. Tem o realismo de um documentário, mas não tem a história de um grande filme. Nota 08/10.
    Gosto muito do Nolan, principalmente pelo trabalho em Batman. Sim, é um grande cineasta, mas ainda é prematuro para falar se é um gênio.

  • 0-Drix

    O diferencial deste programa/podcast em relação a outros sobre o mesmo filme foi a exploração do contexto histórico. Muito bom!

  • Marcel Andrade

    Parabéns pelo programa, caras! Sempre um show a parte.
    Foi uma experiência fantástica assistir esse filme no cinema. Imagina com IMAX!
    Uma sala XD do Cinemark já resolveria a situação, mas nem isso eles oferecem por aqui.

    Abraços

  • Stela Marques

    Diferente do que ouvi muitos falando eu não curti muito a trilha sonora e a mixagem de som. Achei tudo muito alto e não sei se era necessário. Faltou um equilíbrio pra que eu pudesse ter uma imersão maior sem ficar incomodada. Em algumas cenas eu senti toda essa angústia e toda a tensão. Talvez tenha sido minha experiência em sala de cinema comum sem imax. Também senti falta de personagens marcantes, gosto mesmo de me envolver com os personagens. De resto é mais um filme fantástico do Nolan! Ótimo cast também!

  • IGOR AZRAK

    Cada vez mais triste com os cinemas na minha cidade. Dunkirk não ficou em nenhuma sala grande, apenas salas pequenas, uma vip e algumas redes somente cópias dubladas. Ótimo cast!