sexta-feira, 13 de maio de 2016

RapaduraCast 468
Por que o terror não sai de moda?

Fique a vontade para participar do nosso debate, porque aqui você sabe: "Assistir é apenas o começo"!

Aperte o Play para começar o RapaduraCast Aperte o para começar o RapaduraCast

1x 1.5x 2x
0:00:00

Pouca gente sabe, mas o gênero terror é o segundo no ranking dos mais assistidos no cinema. Como explicar esse fenômeno que já dura tantas décadas? Nós gostamos de sentir medo? Dá para a sentir prazer assistindo um filme de terror?

Jurandir FilhoThiago Siqueira e Juliano D’Ângelo conversaram sobre a temática. A biologia humana consegue explicar por que ficamos tão impressionados assistindo um filme de terror? É melhor assistir no cinema ou em casa? Quais os melhores exemplos recentes de produções boas de terror?

Ouça o nosso papo e deixe seu comentário.

|| PENNY DREADFUL É NA HBO GO. VEJA AGORA!

hbo-penny

|| MOMENTO INGRESSO.COM

ingresso-angry

|| LINKS COMENTADOS NO PROGRAMA
[PODCAST] RapaduraCast 269 – Espíritos, Exorcismos e Filha do Mal
[PODCAST] RapaduraCast 240 – Forever: O Exorcista
[VÍDEO] Cena de SE7EN – “A Caixa” [SPOILER]
[PODCAST] RapaduraCast 444 – A nova geração dos filmes de terror e algumas dicas

|| ASSINE O RAPADURACAST
iTunes: Tem iPhone/iPad/Mac? Adiciona aí!
Android/WindowsPhone: Esse link é o do feed/rss do sucesso!

|| NOSSOS CONTATOS
Youtube: RapaduraTV
Instagram
: @cinemacomrapadura
Twitter: @rapadura
Facebook: /cinemacomrapadura
E-mail: rapaduracast@cinemacomrapadura.com.br

Compartilhe

Participantes

Juliano Dangelo
Juliano Dangelo
@jucadangelo
Jurandir Filho
Jurandir Filho
@jurandirfilho
Thiago Siqueira
Thiago Siqueira
@ThiagoSiQueiraF

Ouça Também


  • Don Ramon

    Gostava muito de terror quando moleque, acho que tem essa coisa marginal, de dominar o medo. De ser surpreendido.

    Hoje em dia prefiro os filmes rotulados como “comédia de terror” ou terrir, como o Sharknado e Mão Assassina.
    Ainda espero Sam Raimi visitar o gênero mais uma vez…

    • Gostei muito quando ele fez o Arraste-me para o Inferno. 😀

      • Don Ramon

        Muito bom esse filme, nesse fim de comecei a ver Ash vs Evil Dead, que tem o primeiro episódio dirigido pelo Sam. Uma boa prum tema do canal 42 futuramente.

      • Renato Santos

        A escatologia de Arraste-me é meio desnecessária, ao meu ver. sem ela o filme seria bem melhor. Incrível como o Raimi sabe dar medo quando ele quer.

      • Samuel Dos Santos

        Esse filme é um ótimo título do gênero.

  • Byzkoitu

    Rapaz, não curto muito terror, mas essa semana ta difícil não conferir algumas dicas dos podcasts!
    Geek Vox, Braincast e Rapaduracast no mesmo clima.
    Todos ÓTIMOS!

    • Tauan

      O que significa que ações promocionais de uma emissora não são coisas ruins se vierem atreladas com bom conteúdo.

  • lucas rafagnin

    Bah, gostei do tema, só faltou a presença do Affonso Solano, ele que é um fã do tema

    • Eduardo Floriano

      Pensei o mesmo, apesar de ter ficado bravinhu com ele no guerra civil, agora ele fez falta 😀

  • Jason

    Pq é o melhor gênero e nunca vai morrer, a natureza humana é algo que abre portas pra muitos filmes de terror https://goo.gl/RX0tRT

  • Nubia Lira

    FAÇAM um Rapaduracast sobre a Bruxa, sem dúvida um dos melhores filmes de terror atuais!

  • ThePescadorParrudo

    Antes eu curtia mais os slasher’s e horror bem thrash mesmo, me cagava com os sobrenaturais e hoje são meus preferidos. Aqui vai os filmes que ainda me deixam bastante desconfortável: O Exorcista, O Iluminado, A Casa das Almas Perdidas, A Bruxa de Blair e Contatos de 4º Grau m/
    Esse A Bruxa eu detestei >:(

  • Nubia Lira

    Gosto muito de terror desde pequenininha, lembro que queria o boneco do Chuck pq adorava ele. O gênero me pegou mesmo quando eu tinha +/- uns 12 anos e assisti o exorcista, tive pesadelos e morri de medo por uma semana (a única vez na VIDA que isso aconteceu), mas fiquei fascinada com o sentimento que me gerou, já que sempre fui muito apática com qualquer filme. A partir daí consumi tudo que é vertente de terror que pode-se imaginar, desde o trashera podrão até os ditos cults.

    Acho que o gênero é bem subaproveitado primeiro por falta de criatividade, talvez de temas a explorar que já não foram abordados, ou simplesmente por falta de apoio dos estúdios mesmo. Mas eu tenho esperança, pois tem saído bons filmes do gênero ultimamente e logo vamos ver grandes obras cinematográficas sendo levadas a sério transcendendo a categoria.

    Meus favoritos além do exorcista são Alien o oitavo passageiro, Psicose, a profecia, Martyrs (frances), I spit on your grave, o nevoeiro, Let me in, e os recentes A Bruxa e Unfriended com certeza entraram na lista por se destacarem do óbvio e inovarem cada um de sua forma, recomendo fortemente um cast para cada um desses dois, pois temos muito a discutir dessas obras.

    Continuem com a qualidade rapaduriana de sempre, até mais!

  • Wololo

    aee
    já tinha perdido a esperança de um cast sobre “A Bruxa”.

  • Keilla Teixeira

    Vcs podiam aproveitar a pegada e fazer um cast especial dos monstros da Universal. Até pra falar (mal) do que esperar desse universo compartilhado que eles querem fazer, só que sem o fator terror

  • odair

    (Falo isso vendo o cast 269)

    Eu sou o tipo de pessoa que não gosta de ver filmes de terror, o 1° que eu vi foi quando eu era bem criança mesmo, que foi o Boneco Assassino. O ultimo foi ano passado e foi Babadook(que nem é tão terror assim).

    Eu não costumo ter medo, o maximo que eu tenho é um arrepio no braço direito, talvez seja porque eu não assisto esse tipo de filme mas mesmo quando escuto essas historias de terror eu não me afeto muito, normalmente eu só fico paranoico com as minhas costas(não que eu já não seja assim).

    Eu realmente não vejo a graça de ver filmes de terror, mas eu gosto mais da ideia do terror estilo Babadook que me lembra bem um terror japones, sem frescura de exorcismo, sem um assassino atras dos protagonistas nem nada do tipo. Tanto que eu digo que os 2 melhores filmes desse tipo que eu assisti são Babadook e Fatal Frame que são filmes que tem historia. Porque oq eu vejo na maioria dos filmes de terror é que eles começam de um jeito e ou dá tudo certo ou dá tudo errado mas não muda muito o que vc sabe do mundo ou o que vc sabe do personagem, oq vai totalmente contra esses dois filmes.

    No Babadook vc vê que tanto a mãe quanto o filho tem uma evolução, vc pode até dizer que o “Monstro” veio pra ajudar a familia. No Fatal Frame vc fica a 1° parte do filme só vendo coisa estranhas acontecendo, a 2° parte é “explicando” mais ou menos o porque as coisas estavam acontecendo, o resto é spoler.

  • Alexandre de Paula

    Como ouvinte de todos os programas do Rapaduracast, não podia deixar de ouvir este aqui também =D MAS, confesso que terror é o gênero de cinema que eu menos gosto hoje em dia rsrs

    Quando criança eu gostava demais (mesmo morrendo de medo). Depois, quando comecei a perder o medo, comecei a perder o interesse também. Além disso, eu vejo que acabaram-se os ícones de filmes de terror. Antes tinhamos Fred Krueger, Jason, Michael Meyers e Chuck. E hoje, não temos novas referências que sejam tão marcantes. O último filme de terror que eu vi e gostei foi Corrente do Mal, que foi sim muito bom, mas ainda assim não despertou novamente meu gosto pelo terror. Vou conferir A Bruxa e ver se dessa vez vai 😉

    Mas falando sobre a psicologia envolvida no medo, nenhum filme de terror (mesmo da época que eu acompanhava) me deu mais cagaço do que jogar Silent Hill a noite e sozinho. Essa sim é uma experiência de botar macho pra tremer rsrs

  • Alex Ferreira

    Cast com o Juca O/ É algo tão raro que tem que comemorar, casts com ele são sempre excelentes.

    Quanto ao tema, terror é um dos meus gêneros favoritos. E meu guilty pleasure, os únicos filmes que mesmo já imaginando ser ruim, eu assisto pra ver no que dá. haha. Concordo que infelizmente, são poucos filmes por ano de terror que são realmente bons, mas logo mais tem Invocação do Mal 2 ai *–*.

    A franquia pânico é a minha favorita, por conta de todas as referências, metalinguagem e sempre ter o mistério dos assassinos.

  • San Ramon

    Baixando. Tem o Dança Macabra do Stephen King, ótimo livro sobre o “gênero”, fala muito de cinema também.

  • Jack Ledoux

    Esse filme a bruxa é de 2015 ou de 2016?

    • Renato Santos

      passou esse ano aqui nos cinemas

  • Luis Fernando Mendes

    Um dos meus generos preferidos principalmente quando ele é sobrenatural. um exemplo disso é o estilo documentário que veio com tudo com A bruxa de blair. Na epoca não vi no cinema, vi no sbt e sozinho. Foi uma experiencia TERRIVEL, mas foi divertido sentir esse medo, a inquietação, parecer que esta sendo observado. Outro exemplo foi REC, pra quem teve o prazer de assistir o filme no cinema, PARABÉNS, pois passou por uma baita e divertida experiencia.

    Mesmo que hoje não seja igual antes, mais caça niqueis, é ótimo sentir o medo, pavor.

    Por isso se eu fosse você não olhasse pra tras agora.. e não pisque, é o melhor pra você.

  • Diogo Maia

    Eu gosto muito de filmes de terror, o engraçado é que quando eu conferi o meu perfil no IMDB o gênero terror é um dos que estão lá embaixo na lista de favoritos. Talvez porque eu curto tanto o estilo que eu faço questão de ver uma obra realmente bacana, então quando assisto um produto apenas legalzinho ei fico meio decepcionado.

  • Renato Santos

    Siqueira quer muito um cast da bruxa para ele poder exaltar o que realmente foi foda no filme, a produção, ambientação, e essas coisas tecnicas que foram o ponto forte do longa. Em matéria de “terror” “horror” “amedrontador” ele deixou bem a desejar.
    só espero que não venham os ignorantes replicar ” vc só gosta de filme de susto, bla bla bla” para esses, só um conselho ,vão assistir o babadook q é melhor que vcs fazem.

  • Sapulha_himself

    Eu lembro de ter asistido um filme chamado Ceremony, meu Deus, não dormi naquela semana. Marcou minha infância. Sempre fui muito medroso. Lembro com saudosismo de sempre aos sábados ir na locadora com meus amigos pegar uns filmes, entre eles sempre tinha um de terror.

  • Josué Cantuária

    O pocket cast pra iphone tem podcasts brasileiros no diretorio ou tem que adicionar manualmente? Quero saber antes de comprar.

  • Lucas De Sousa Fechio

    Eu tomei um susto com essa capa PQP.
    Passei só para comentar que meu cachorro quando era vivo, fazia a mesma coisa que foi citada no cast, olhava para os fundos da casa (que ficava totalmente no escuro) e de vez em quando latia, cagão como sou, pensei que eram espíritos, entidades ou algo assim. Após a sua morte, alguns gatos começaram a entrar dentro de casa , passavam pelo portão, passavam por onde meu cachorro ficava e ficavam lá. Resumindo, meu cachorro só estava protegendo o território dele

  • Gustavo Teller

    Não tem tido mais live no youtube?

  • Jason

    Filmes de terror são ótimos porque vc pode ir desde o sobrenatural até ao pior da natureza humana e continua assustador https://goo.gl/Wy1WJN

  • Leo Vercetti

    A Bruxa nao tem nada demais

  • Jonathan Kennedy

    Faça o cast da A Bruxa, por favor ?

  • Jonathan Kennedy

    queria muito discutir muito sobre esse filme, A Bruxa. Nota: 9,0.

  • Lucas Dias

    Pra saber quando o Jurandir tá exagerando na surpresa .. é só esperar uma expressão de inglês tipo “whatt????” kkkkk

  • Don Ramon

    Do gênero do terror / horror o que menos curto é gore e curto menos ainda os da linha “Atividade paranormal”. Na minha humilde opinião os filmes que conseguem chocar com a sugestão são os melhores.
    Top do top:
    – Exorcista
    outros muito bons:
    – Arraste-me para o Inferno
    – Scanners
    – Hellraiser

    De lembrança:
    Mestre dos brinquedos, PsychoCop, Warlock, O Dentista, Cubo e Cubo Zero, O Chamado (japonês)…tem muito que nem lembro o nome.
    Alguma outra sugestão tirando “A Bruxa” que tá todo mundo comentando?

  • Gabriel PS

    O Cinema espanhol e o francês tem salvado o Terror há um bom tempo.

    Recomendo FORTEMENTE “Mártires” – o original, claro – e “A Invasora” (A L’intérieur).
    Desde que vi esses filmes; é o que me vem a cabeça quando perguntam de terror bom. Ambos de um terror psicológico PESADO e sangrento de difícil esquecimento.

    • Martyrs e A invasora são foda!!! Tem um belga também que se chama Alta tensão. Bem interessante.

  • Lucas Dias

    Acho que Penny Dreadful poderia ter um Cast sobre.. Um serie tão bacana..

    • Don Ramon

      Pra séries agora o pessoal tem no Canal42. Tem o link http://canal42.tv/s01e31-penny-dreadful/

      • Lucas Dias

        Opa.. naõ sabia… Obrigado.. e Tem Panny Dreadyful lá?

      • Lucas Dias

        Opa.. tem sim.. hehehe

      • Lucas Dias

        Infelizmente eles não assistiram tudo e fizeram a critica assim mesmo… infelizmente… Acho que não é a praia deles falar de terror… são meio Medrosos kkkk 10 min falando de medinho de barata antes do cast

        • Don Ramon

          Não ouvi esse por não ter assistido a série e assim não levar um spoiler! Pelo jeito não deve ter tanto spoiler assim…graças ao poder do cagaço!

  • Paulo Diniz

    Gostei bastante do tema do programa… Um filme que via muito na tv quando era criança era Shocker – 100.000 volts de terror, era tosco mas ficava todo acagorrado.

    • Don Ramon

      Caraca, eu me amarrava e nunca tinha percebido até rever que o psicopata era o Diretor Skinner do Arquivo X.

  • na cena citada do seven aparece UM FRAME do rosto da da gwyneth bem sem vida e sem cor mas pouca gente consegue ver. fica mais no sub consciente

  • CHANGE SOZINHO

    JULIANDO DANGELO <3
    QUE HOMEM.

  • Lucas Augusto

    Bem que vocês poderiam fazer uma lista com todos os filmes comentados no programa, no imdb, ou algum outro site. Ajudaria demais. De resto, ótimo programa, só faltou o Affonso de Faca Sollano.

  • Jason

    Filmes de terror são ótimos porque vc pode ir desde o sobrenatural até ao pior da natureza humana e continua assustador https://goo.gl/amyh0O

  • Felipe Lima

    It Follows é o pior lixo que assisti nos últimos anos. Tirando Filha do Mal.

    • Lixo dentre os filmes de terror recentes? Pois achei ele um dos poucos filme bons no gênero nos últimos 15 anos. Dá pra contar nos dedos quantos prestam, na verdade.

      • Felipe Lima

        Ta certo, cada um tem seu gosto. Eu odiei. Já mais recente ainda, amei A Bruxa.

        • Exato: questão de gosto! Mas podemos soltar os argumentos, pra refletir sobre ^^

          Baixei A Bruxa na semana passada, mas ainda não assisti.

          Felipe, dos últimos 15 anos, me diz os teus filmes preferidos de terror (pr’eu saber se compartilhamos o mesmo gosto, também).

          Abraços!

    • Filipe Bortoletto

      Questão de gosto pode ser, mas em questão de qualidade de roteiro e história em si It Follows não chega nem perto de ser um lixo

  • Tales

    façam um sobre a bruxa sim pls

  • Jivago Achkar Jrieje

    Façam um cast falando sobre Paul Thomas Anderson ou sobre o filme Magnólia. Merece muito.

  • Like a stone[r]

    Fodíssimo cast, graças a Deus lembraram de citar o delicioso Dario Argento =D

    EDIT: FAÇAM O CAST DA BRUXA, obrigado.

  • Paulo Roberto Galliac

    Jogando o pomo da Discórdia da minha criança. Éris é minha criação amadora desde Tróia.

    Porque é lucrativo o medo. É divertido ver os erros da criação nessa
    simulação. E por que parece a mesma chamada do Briancast 191 sobre Penny
    Dreadful. Agora quem copiou primeiro a pauta da HBO é a verdadeira
    pergunta? Ambos Podcast têm o mesmo dia de publicação. 13/05/2016.

    http://www.b9.com.br/64929/podcasts/braincast/braincast-191-por-que-gostamos-de-terror/

  • Filipe Bortoletto

    Sobre O Iluminado… o livro trata da questão sobrenatural de forma bem melhor… o filme foca muito no pai e no hotel, vejo o “sexto sentido” do menino deixado meio de lado. Se o filme se chamasse Overlook: O Hotel assombrado e não tocasse no assunto da habilidade do menino a história seria exatamente a mesma, já no livro nao, o garoto é essencial o fato de ser iluminado é essencial

  • André Castilho Filho

    cadê a lista do filmow com os filmes indicados ???

  • karazzo .

    Haha! Muito bom! Coração Satânico é muito foda! Um dos meus filmes prediletos! E como já dizia H.P Lovecraft: “A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido.”

  • Ivo Pontes Jr.

    definitivamente desisto…explico o motivo: desde o dia que o podcast foi liberado que estou tentando ouvir e hoje 20/05 tentei de novo ouvir e nada
    o podcast nao carrega no app do meu telefone, quando tento baixar no computador a taxa de download é de no máximo 5 kb/s
    abraço e parabéns

  • Jason

    O melhor do terror é como pode incrivelmente demonstrar como as pessoas gostariam de agir com as outras em seu inconsciente, torturando, matando, um prazer oculto. Como em o albergue https://goo.gl/N3N3F0

  • Saib0t

    Os olhos do O Bebê de Rosemary aparecem sim. São amarelos e com a pupila felina

  • Cesar Adr

    Acho que o Horror faz parte do Terror e recentemente descobri o box em DVD de Lovecraft no cinema, com 3 filmes maravilhosos de horror/terror baseados na obra de H.P. Lovecraft:

    A Beira da loucura, 1994, com Sam Nei, de John Carpenter.
    Re-Animator, 1987, de Stuart Gordon.
    Do Além, 1986, de Stuart Gordon.

    “A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido.”

  • Cesar DS9/BSG

    Jurandir, sou ateu e pra mim o terror funciona pelo fato do medo do desconhecido e pelo instinto de sobrevivência (nada é mais assustador que uma floresta a noite) e pela imersão que qualquer filme impõe a quem assiste, pois assim como eu consigo “acreditar “ que a força existe em Star Wars, que o Spock tem poderes telepáticos, que um cara pode voar, ou que uma aranha pode passar suas características para um moleque, naquelas 2 horas também consigo acreditar que existe o sobrenatural. Mas basta acender as luzes e a realidade vem a tona.

    Baseados em fatos reais devia ser traduzido pra “dizem que aconteceu”. Achismo.

  • Rodrigo Janz

    Faz podcast da Bruxa!!!!
    Apoiado

  • Gledson

    Gostaria que fizessem um podcast sobre “A Bruxa”. Relacionando com filmes de terror com abordagem semelhante, ou filmes dramáticos que beiram o terror, como o caso de Gritos e Sussurros, no qual lembrei ao ver esse filme

  • Talles Choji

    Não sou muito chegado ao tema, mais escutei do mesmo jeito, por que sempre acompanho vocês.

  • Caramba, não mencionaram nada do cinema francês com filmes perturbadores como Martys, a Invasora… e tantos outros? Não mencionaram Michael Haneke que fez o impecável Funny Games e Caché??? Não mencionaram Gaspar Noé que fez Irreversível e Enter the Void? Cês tão de sacanagem!

  • Luis Cesar

    Realmente. O terror hoje, pra quem cresceu vendo o iluminado, bebê de Rosemary, a profecia entre outros é difícil convencer. Dos últimos que eu vi, gostei de A Bruxa (que é um filme pra quem já tem a mente calejada, que conhece o tema) e um filme uruguaio chamado La Casa Muda. Confesso que balancei.

    Quando criança, lá no fim dos anos 80, um conto que assisti em twilight zone e que me deixou sem dormir por dias foi Cat’s Eye. Quando aquele duende saía da parede pra sufocar a criança dormindo era assustador pra mim, pq era uma coisa “tangível” dentro do que é real e fantasia. Ainda porque na parede do meu quarto tinha uma falha no rodapé. Rsrsrs

  • luciano

    Em questão de filme de terror pra mim é so um tipo que me faz borrar nas calças tirando noites de sonos com imagens assustadoras, “sobrenatural e espitiros”, neste quesito (O exorcismo de emily rose) é o mais top, mais ainda que O exorcismo, assisti uma vez pra nunca mais!

  • Jumento

    Os melhores filmes vc sempre lembra https://goo.gl/eU2Kkw

  • CAPITÃO BRASIL O PRIMEIRO E ÚNICO da terra x1!
    Estevão Correia Dions, o Capitão Brasil, fez um computador molecular que deu poderes artificiais. Com ajuda de heróis famosos como Fogueteman , Meteoroman, Pinho-Pinho, Capitão Laser, construíram…
    https://uploads.disquscdn.com/images/2a44e54c212ba09f3c0837b19826baf5fb11053b3917d2ac28fea0399c2caedd.gif