quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2016

RapaduraCast 453
Joy, Spotlight e A Grande Aposta

Fique a vontade para participar do nosso debate, porque aqui você sabe: "Assistir é apenas o começo"!

Aperte o Play para começar o RapaduraCast Aperte o para começar o RapaduraCast

1x 1.5x 2x
0:00:00

Época de premiações chegam muitos filmes aos cinemas. Para tentar reunirmos a maior a quantidade possível de oscarizáveis aqui no RapaduraCast, juntamos 3 longas em um único podcast:  “Joy – O Nome do Sucesso”, “Spotlight – Segredos Revelados” e “A Grande Aposta”. Essa é mais uma edição do 3-Pak.

Jurandir Filho, Thiago Siqueira e Wilker Medeiros conversaram sobre três histórias reais que ganharam os cinemas. Quem se saiu melhor? Por que a história de “Spotlight” é tão chocante? O que podemos aprender com “A Grande Aposta“? A crise deles já chegou ao Brasil? Qual o verdadeiro segredo do sucesso de Joy Mangano?

ATENÇÃO: ESSE PROGRAMA NÃO TEM SPOILERS.

|| FILMES COMENTADOS NO PROGRAMA
Joy – O Nome do Sucesso [Joy, EUA, 2015]
Spotlight – Segredos Revelados [Spotlight, EUA, 2015]
A Grande Aposta [The Big Short, EUA, 2015]

|| QUER SABER AS MÚSICAS TOCADAS?
Siga a playlist do RapaduraCast no Spotify

|| ASSINE O RAPADURACAST
iTunes: Tem iPhone/iPad/Mac? Adiciona aí!
Android/WindowsPhone: Esse link é o do feed/rss do sucesso!

|| NOSSOS CONTATOS
Youtube: RapaduraTV
Instagram
: @cinemacomrapadura
Twitter: @rapadura
Facebook: /cinemacomrapadura
E-mail: rapaduracast@cinemacomrapadura.com.br

Compartilhe

Participantes

Jurandir Filho
Jurandir Filho
@jurandirfilho
Thiago Siqueira
Thiago Siqueira
@ThiagoSiQueiraF
Wilker Medeiros
Wilker Medeiros
@willtage

Ouça Também


  • Caique Soares

    Parabéns pelo Cast! Muito bom mesmo

  • Augusto Ganzert

    Quer dizer que esses três filmes se passam no mesmo universo? hahaha

  • Alexandre de Paula

    Antes de mais nada, eu acho que cinema tem que sempre mesclar as qualidades técnicas, mensagem transmitida e valor de entretenimento (muito importante pra mim). Então, vamos lá…

    :: Joy ::
    Assim como o Juras, também gosto de filmes que tem essa pegada de inspirar. Costumo dar mais valor a história do que em aspectos técnicos, e mesmo a Jenny L. sendo toda bonitinha assim pro papel, acho que ela passou bem a energia da personagem. Tecnicamente tem problemas, mas tem uma boa mensagem e bom valor de entretenimento. Nota 8.

    :: Spotlight ::
    Melhor filme que eu vi nessa leva de filmes indicados para o Oscar. Elenco brilhante (destaque pro Ruffalo), o tema é muito relevante e impactante, gostei muito da edição do filme que contribui bastante pra narrativa, e como sou apaixonado por filmes de investigação, não ficou pesado de assistir. Me empolgava com cada descoberta no filme. Tecnicamente excelente, mensagem importantíssima e bom valor de entretenimento. Nota 10.

    :: A Grande Aposta ::
    Já abro dizendo que terminei o filme com a sensação de “graças a Deus acabou”. Eu sei o quanto o tema é interessante e fui percebendo que o filme é muito bom enquanto o assistia. Mas no resumo da obra, o filme é chato. Chegou um momento que eu já estava cansado de tantos termos e da linguagem dele. Não acho que as 3 cenas que usaram artistas famosos pra explicar o que estava acontecendo foi suficiente. Como o Juras disse, é complicado ver um filme que você tem que ficar pausando ou voltando pra não se perder nele. Nota 7.

    Parabéns pelo cast =)

  • gugu

    os únicos três que eu ainda não vi dos oscars kkkkk. se fosse um quarto de jack , brooklyn,ponte dos espiões, o regresso -.-

    • Quarto de Jack merece um cast próprio! Filme fantástico!
      Acho que O Regresso vai ganhar um solo!

  • Fernando Cabrobó

    Trumbo merecia esta no cast, e tambem é baseado em uma história real, gostei bastante dele.

  • Henrique Ferreira

    Juras, a velocidade das porcentagem e a forma acelerada como eles mostram as mudanças é proposital, pra simular o mercado, aonde saber a informação primeiro é essencial.

    A didática do filme foi medida, como falado no podcast eles queriam que os espectadores ficassem perdidos em certos momentos, como uma forma de alerta que é evidenciada na narração do final do filme, mostrando a situação atual e desejando que as pessoas procurem se informar na medida do possível. Os exemplos com os artistas são melhores dos que já vi na universidade.
    Sobre a comparação da crise americana com a brasileira, podemos dizem que elas são opostas, na americana vimos um excesso de confiança e na brasileira é a falta dela.
    Pra mim que sou estudante da área, é o tipo de filme obrigatório na sala de aula e consigo entender como isso pode afastar o público.

    • Gp

      Big short é uma filmaço. com todas as letras. É o lobo de wallstreet sem o excessos/excentricidade e com conteúdo.

      Basta ter um pouquinho de boa vontade e gostar do tema. O didatismo ajuda bastante a explicar o filme e o exemplo do cdo sintentico é ótimo.
      Mas ficou na medida certa, se ficassem insistindo e parando para explicar mais vezes, o filme ia ter sérios problemas de ritmo já que conta 4 historias distintas.

      Fora a porrada de metaforas muito bem inseridas no filme (a analista velhinha da S&P com a pupila dilatada lol)

      Mas a opinião geral que eu vi foi que realmente essa. Quem não gosta de economia sentiu o peso do filme.

      Quem tem uma base de economia ou gostou muito do filme ou achou ele furado no ponto da não atribuir a culpa também ao governo americano, tirando o que foi explicitado no final. Pois foi quem incentivou toda aquela farra com o afrouxamento das regras de empréstimo no inicio dos anos 2000 (pessoal com o FICO score la embaixo pegando hipotecando e rehipotecando até a alma, usando uma hipoteca para pagar a outra) e toda a questão das reservas fracionarias. Mas isso é virgula considerando todo o contexto da coisa.

      Algo bom de fazer é dar uma pesquisada no tema e re-assistir o filme quando ele sair em BD. Aposto que muita gente vai mudar de opinião

      ps: A crise tanto do brasil agora, quanto dos eua em 2008 se deram por motivos bem semelhantes (facilitaram para todo mundo gastar e injetaram artificialmente dinheiro na economia). O que muda todo o resto do cenário (tx de juros, “solidez” econômica, segurança do sistema bancário, etc etc etc). Então são coisas diferentes por motivos semelhantes…

  • Tony

    A vinheta dos summer movies faria mais sentido agora, na época das premiações, quando realmente falamos de cinema “o tempo todo”. Fazendo 3packs, retrospectivas, apostas e tals. Os verões norte americanos estão cada vez menos cinematográficos, com algumas exceções que, obviamente, confirmam a regra.

    • Aiade

      Acho que a vinheta dos summer movies já está bem associada aos blockbusters do meio do ano, mas bem que poderiam criar uma específica pra temporada de premiações (com o nome da Meryl Streep sendo anunciado e, claro, Cuba Gooding Jr gritando “I love you”).

  • Acho que uma “vinheta Oscar” seria legal 😀

  • losk

    Nossa a grande aposta é super didático. Narração off, personagens de fora do filme que só servem para explicar a plot, eles tentam mastigar muuuuuito.

  • leonardo

    a grande aposta e muito chato!

  • Klauber Vieira

    Esse trio é bom d+
    Só senti falta do barreto para falar de spotlight.

    Abraço galera…

    2016 está ótimo

  • Altemar Gavião

    Para mim, o Christian Bale estava interpretando Leonel Messi, estava a cara. E por sinal, Messi também tem asperger

  • Elio Nakano

    Gostei bastante do filme “A Grande Aposta” assim como dos comentário de V.v. sobre o mesmo.

    O tema realmente é bastante difícil mas acho que o filme fez um bom trabalho de explicar (de maneira até cômica) os principais conceitos. Com a ajuda dos comentários de V.v. ficou ainda mais fácil de entender.

    Apenas a título de curiosidade, no Brasil temos alguns produtos financeiros similares (ao MBS e ao CDO) como por exemplo o CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários, em que os créditos decorrentes de operações imobiliárias são securitizados (ou seja são “empacotados” num outro produto chamado CRI) e vendidos a terceiros.

    Como advogando atuante na área financeira, vou passar a indicar o filme e este podcast de V.v. para aqueles que quiserem entender melhor a área. Nesse sentido, gostaria também de sugerir, se possível, um RapaduraCast sobre filmes ligados ao mercado financeiro.

  • bat

    Lindos filmes https://goo.gl/5DQVaK

  • Guilherme Cianfa

    Pessoal.. qual é o dia certo q sai o rapaduracast? é que nas ultimas semanas os programas sairam em dias variados, e gostaria de acompanhar ao certo. Não sei se é só por causa dessa época de fim de ano até carnaval. Podem me tirar essa duvida?

  • Nat

    Po, Jurandir, eu tenho 19 anos de idade e não entendo porra nenhuma de economia e não só entendi como ADOREI o filme.
    As partes de siglas e jargões frenéticos que são jogados no espectador e não dá pra pegar tudo são propositais, tanto que o próprio personagem do Ryan Gosling fala no filme que os termos difíceis são assim de propósito pra gente não entender, o filme faz o mesmo propositalmente para a narrativa. Aquilo que param pra explicar é só o necessário e explicam de forma inteligente e divertida e, pelo menos eu, entendi tranquilamente.
    A Grande Aposta é um filmaço e só não digo que é o melhor desses três aí porque não vi Joy, mas duvido bastante que filme genérico de Jennifer Lawrence + David O’Russel seja melhor …
    Elenco, direção e montagem excelentes! Achei cinematograficamente bem mais interessante que Spotlight, inclusive.

    • Super Cage Sombrio e Realista

      Eu achei que estava entendendo mas no final não sei quem “ganhou” kkkk

  • Alexandre A. Scotti

    Gostei do rapaduracast 453, só que existem alguns erros na parte em que falam sobre economia, principalmente quando falam do Brasil nesse contexto. Para simplificar, o sistema de segurança financeira do Brasil não permitiria que uma crise dessas acontece no Brasil, visto que aqui não é permitido ficar “apostando na aposta dos outros” e que aqui se você utilizar um ativo (por exemplo sua casa) como seguro de uma atividade financeira (empréstimo, financiamento, hipoteca…) você não pode utilizar para outra, o que era permitido nos EUA. A atual crise vem dos mercados de commodities e da redução do crescimento chinês. Tem outras questões mas acho que essas são as principais.

  • silas.

    Spotlight é excelente.

  • Karla Michelle Braga

    Adorei os três filmes. O Joy é mais fraco, mas me deu uma injeção de ânimo!
    O Spotlight me deixou pensativa durante vários dias.
    A Grande Aposta é hipnotizante!