Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

Liam Neeson admite que passou “uma semana caçando homem negro” após estupro de amiga

A confissão veio de uma entrevista para promover seu novo longa "Vingança a Sangue-Frio".

Liam Neeson admite que passou “uma semana caçando homem negro” após estupro de amiga>

Em uma entrevista concedida ao portal The Independent, o ator Liam Neeson fez uma polêmica declaração que desagradou muitos de seus fãs. Ao conversar com a jornalista Clémence Michallon para promover seu mais novo filmeVingança a Sangue-Frio“, o astro de filmes de ação confessou um ímpeto de vingança no passado que o levou a ter uma atitude racista.

A motivação para a vingança teria sido a descoberta de que uma amiga próxima do ator havia sido estuprada:

“Ela lidou com a situação do estupro de forma extraordinária. Mas minha reação imediata foi…eu perguntei, ela sabia quem ele era? Não. Qual era a cor dele? Ela disse que era negro. Eu perambulava com um porrete, torcendo para ser abordado por alguém – tenho vergonha de dizer – e eu fiz isso talvez por uma semana, esperando que um ‘miserável negro’ saísse de um pub e criasse confusão comigo, para que eu pudesse ‘matá-lo'”, afirmou o ator.

Após a desconcertante confissão, Neeson afirma que em determinado momento percebeu o absurdo de sua atitude:

“Demorou uma semana, talvez uma semana e meia, para superar isso. […] Foi terrível, terrível, quando paro para pensar, que eu fiz isso. E eu nunca havia admitido isso, e agora estou falando sobre isso para uma jornalista. Deus me livre.”

O ator também esclarece que entende a necessidade por vingança, tendo crescido em uma região na Irlanda do Norte tomada por conflitos étnicos. Entretanto, com o tempo ele teve a percepção de que, por mais clichê que soe, a vingança gera apenas mais vingança e violência.

O mais chocante na confissão de Neeson foi a proporção racial tomada por seu desejo de vingança. Lasana Harris, um professor de psicologia experimental da Universidade College de Londres foi consultado para embasar a matéria, e afirmou que incidentes tão traumáticos quanto um estupro podem moldar a maneira na qual alguém pensa em determinada comunidade, etnia ou gênero de pessoas. É válido notar, no entanto, que durante sua confissão, em nenhum momento Neeson reconhece seu ato como racista, apenas menciona o ato de vingança.

Devido a essa entrevista, Neeson figurou nos trending topics do Twitter com uma recepção em sua maioria negativa. Entretanto, alguns de seus fãs defenderam o ator e afirmaram que foi algo que aconteceu no passado, e que este não é o posicionamento atual do astro. Veja algumas das reações abaixo.

“Bem, agora já vi de tudo. Liam Neeson admitiu ter procurado um negro para matar porque alguém próximo dele foi estuprado por um negro, e a jornalista conversou com uma psicóloga para ajudar a contextualizar seu racismo e incluiu isso na matéria? SELVAGEM.”

“Todo mundo está agindo como se #LiamNeeson tivesse passeado ontem à noite conscientemente procurando um negro para matar. Toda a questão foi que ele reforçou o que o desejo cego por vingança e ira podem fazer com uma pessoa e que ele aprendeu com isso. Ele reconhece que foi uma loucura.”

“Liam Neeson é um racista performático. É triste porque eu tinha afeto por ele. Ele procurou uma desculpa para canalizar seu racismo em violência. Ele estava disposto a atacar e machucar um homem negro inocente por um crime não relacionado a ele. Isso é enojante.”

Ao ser procurado para dar maiores esclarecimentos, o ator recusou falar novamente sobre o assunto.

“Vingança a Sangue Frio” tem estreia prevista para o dia 14 de fevereiro de 2019.

Saiba Mais: ,

Boo Mesquita
@boomesquita

Compartilhe


Notícias Relacionadas