Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 31 de julho de 2023

Paul Reubens, criador do personagem Pee-wee Herman, morre aos 70 anos

Ator e comediante vinha enfrentando um câncer ao longo dos últimos seis anos.

Paul Reubens, criador do personagem Pee-wee Herman, morre aos 70 anos>
(Imagem: Getty Images)

Paul Reubens, ator mais conhecido por interpretar o personagem Pee-wee Herman, morreu na noite de domingo (30) após uma batalha contra um câncer. Ele tinha 70 anos (via Variety).

Ele deixou um recado pessoal em sua página no Instagram, publicado na manhã desta segunda-feira (31):

“Por favor, aceitem minhas desculpas por não tornar público o que tenho enfrentado nos últimos seis anos. Sempre senti muito amor e respeito de meus amigos, fãs e apoiadores. Eu amei muito todos vocês e gostei de fazer arte para vocês.”

Diz a legenda do post:

“Ontem à noite nos despedimos de Paul Reubens, um icônico ator, comediante, escritor e produtor americano cujo amado personagem Pee-wee Herman encantou gerações de crianças e adultos com sua positividade, capricho e crença na importância da bondade. Paul lutou bravamente e em particular contra o câncer por anos com sua tenacidade e sagacidade. Um talento talentoso e prolífico, ele viverá para sempre no panteão da comédia e em nossos corações como um amigo querido e homem de caráter notável e generosidade de espírito.”

O personagem Pee-wee Herman era conhecido por sua gravata borboleta vermelha, terno cinza e corte de cabelo, além de sua distinta voz esganiçada e estridente. O personagem ganhou alcance na década de 1980, quando ele lançou “The Pee-wee Herman Show”, uma produção teatral centrada em um personagem fictício que ele vinha desenvolvendo há anos. Quando Pee-wee se tornou uma figura cult, o show de Reubens durou cinco meses esgotados e ele conseguiu um especial na HBO. Reubens também interpretou o personagem em suas entrevistas e aparições públicas.

Em 1985, ele se juntou a Tim Burton em “Pee-wee’s Big Adventure”, a estreia do personagem no cinema, que foi sucesso comercial e de crítica. Reubens voltou três anos depois para um filme seguinte, “Big Top Pee-wee”, dirigido por Randal Kleiser. O personagem fez a transição para a televisão de 1986 a 1990, no programa matinal de fim de semana da CBS, “Pee-wee’s Playhouse“. O projeto foi encerrado em 1991, em meio a acusações de atentado ao pudor. Ele não voltaria a repetir o papel icônico até 2010, quando reviveu “The Pee-wee Herman Show” na Broadway e fez várias outras aparições em eventos ao vivo e esquetes de comédia. Em 2016, Reubens co-escreveu e estrelou “Pee-wee’s Big Holiday” da Netflix, uma sequência de “Big Top” que serviria como último papel de Reubens no cinema antes de sua morte.

Ao longo de sua carreira, Reubens também estrelou diversos outros projetos, incluindo a comédia “Mystery Men” e “Blow”. Ele também apareceu em “Batman Returns“, “Buffy the Vampire Slayer“, “O Estranho Mundo de Jack” e “Matilda“, e seus créditos na televisão incluem “30 Rock“, “The Blacklist“, “Pushing Daisies“, “Hercules, “Rugrats“, “Reno 911” e “What We Do In The Shadows”.

Antes de sua morte, Reubens vinha desenvolvendo dois projetos de Pee-wee Herman: uma comédia satírica intitulada “The Pee-wee Herman Story” e um filme de aventura familiar chamado “Pee-wee’s Playhouse: The Movie“.

Saiba Mais: ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas