Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 26 de março de 2018

Netflix é banida das mostras competitivas do Festival de Cannes

Plataforma ainda poderá exibir os filmes no festival.

Netflix é banida das mostras competitivas do Festival de Cannes>

O Festival de Cannes, um dos mais tradicionais festivais de cinema do mundo, decidiu banir a plataforma de streaming Netflix da sua mostra competitiva. De acordo com o The Hollywood Reporter, o diretor do evento, Theirry Fremaux, afirmou que o motivo seria o fato de a Netflix constantemente se recusar em exibir seus longas-metragens nos cinemas. Com a decisão, o serviço de streaming ainda poderá exibir seus filmes durante o festival, porém, estará fora da disputa pela Palma de Ouro e de outros prêmios do júri.

A partir de 2018, o festival adota uma nova política de inclusão e todos os filmes que quiserem se inscrever na mostra competitiva terão de ser exibidos em circuito comercial nas salas de cinemas francesas. Fremaux fez uma declaração sobre as novas regras:

“O pessoal da Netflix adorou o tapete vermelho e gostaria de estar presente com outros filmes. Mas eles entendem que a intransigência de seu próprio modelo é agora o oposto do nosso. Temos que levar em conta a existência desses novos serviços de streaming poderosos: Amazon, Netflix e talvez em breve a Apple. Nós defenderemos a imagem de um festival propenso a riscos, questionando o cinema, e devemos estar à mesa todos os anos .”

Em 2017, dois filmes da Netflix participaram do festival: “Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe”, do diretor Noah Baumbach e “OKJA”, do diretor sul-coreano Bong Joon-ho. De acordo com uma declaração dada por Fremaux, esses filmes puderam participar do festival porque a organização de Cannes tinha esperanças de que a Netflix exibisse os longas em tela grande, porém com a recusa da plataforma de exibir os filmes no cinema, muitos cineastas franceses protestaram, levando então às novas regras.

Outra decisão tomada pela organização do evento refere-se a selfies durante o tapete vermelho. Em entrevista ao Le Film Français,  Fremaux explicou a decisão de proibir as selfies no tapete vermelho do festival:

“Essa trivialidade das selfies atrasa e estraga a qualidade do nosso tapete vermelho, onde fãs e repórteres tem contato com os astros”.

A edição de 2018 do Festival de Cannes acontecerá entre 8 de maio e 19 de maio de 2018 e a atriz Cate Blanchett (“Thor: Ragnarok”) vai presidir o júri.

Saiba Mais:

Wladya Vasconcelos
@WladyaV

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas