Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 21 de março de 2018

John Musker, diretor de Aladdin e A Pequena Sereia, irá se aposentar

Diretor trabalhou na Disney por quatro décadas.

John Musker, diretor de Aladdin e A Pequena Sereia, irá se aposentar>

O diretor e animador John Musker, que co-escreveu e co-dirigiu sete longas-metragens da Disney, comoAladdin e Moana“, anunciou, após quarenta anos de carreira, que irá se aposentar da Disney (via SlashFilm).

Musker começou a trabalhar na empresa do Mickey Mouse em 1977 e, juntamente com o parceiro criativo Ron Clements, também co-escreveu e dirigiu diversos longas da Disney como “As Peripécias do Ratinho Detetive” (1986), “A Pequena Sereia” (1989) e “Hércules” (1997). Os filmes mais recentes em que Musker trabalhou foram “A Princesa e o Sapo” (2009), que  foi responsável por apresentar Tiana, a primeira princesa negra da Disney,“Moana – Um Mar de Aventuras” (2016), que é um filme bastante elogiado por sua representatividade étnica e culturalmente diversa — representando a cultura maori.

Em entrevista a EW, Musker falou sobre seu fascínio pela arte de se fazer animação:

“A animação é uma arte que você aprende de uma maneira de aprendiz-mestre. Eric [Larson, veterano animador da Disney ] desenhava, colocava um pedaço de papel por cima, e depois colocava mais outro, e te mostrava, especificamente, como você poderia comunicar algo de uma maneira melhor. É um ofício que é passado adiante. Você não poderia aprender de outra forma, sem essa relação um-a-um com alguém que fez isso por 20 ou 30 anos. A experiência deles é o que guia você. Agora, de certa forma, estamos passando a tocha para pessoas mais novas.”

A aposentadoria de Musker é como o fechamento de um ciclo para a animação tradicional sem o uso das tecnologias mais modernas. Ao longo das quatro décadas em que esteve na Disney, Musker presenteou o cinema com produções tocantes que ficarão eternizadas na memória.

Saiba Mais: ,

Wladya Vasconcelos
@WladyaV

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas