Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 08 de março de 2018

Michael B. Jordan adotará cláusula de inclusão nos projetos de sua produtora

Iniciativa do ator vem após discurso histórico de Frances McDormand no Oscar 2018.

Michael B. Jordan adotará cláusula de inclusão nos projetos de sua produtora>

Na semana seguinte ao discurso de Frances McDormand (“Três Anúncios Para Um Crime“) no Oscar 2018, o ator Michael B. Jordan (“Pantera Negra“) anunciou via Instagram que passará a adotar a “cláusula de inclusão” (do inglês “inclusion rider“) nos projetos da produtora da qual é dono. Veja:

“Em apoio às mulheres e homens que lideram esta luta, eu passarei a adotar a ‘cláusula de inclusão’ para todos os projetos produzidos por minha companhia Outlier Society. Sou privilegiado por trabalhar com pessoas de cor e mulheres poderosas ao longo da minha carreira, e é uma missão da Outlier continuar a criar para que indivíduos talentosos possam avançar em suas carreiras.”

O termo faz referência a uma cláusula contratual desenvolvida pela University of Souther California, de acordo com a qual “mulheres, pessoas de cor, portadores de necessidades especiais e membros da comunidade LGBT e outras comunidades marginalizadas, que não são tradicionalmente representados de forma adequada, sejam retratados em cena em proporção à sua presença em meio à população“.

Muito se discute acerca após Frances McDormand mencionar a cláusula contratual em seu discurso na cerimônia do Oscar ao vencer o prêmio de Melhor Atriz. Após clamar por igualdade nas condições de trabalho entre homens e mulheres na indústria cinematográfica, ela encerrou sua fala com as palavras “inclusion rider“, causando repercussão muito ainda por conta do desconhecimento deste mecanismo.

Michael B. Jordan é o primeiro artista da indústria a se posicionar publicamente sobre o assunto e a se comprometer a empregar a cláusula em seus contratos futuros.

Saiba Mais: ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas