Cinema com Rapadura

Notícias   domingo, 25 de fevereiro de 2018

A Forma da Água | Processo sobre plágio pode atrapalhar o filme em votação do Oscar

Processo de família de escritor que acusa del Toro de plágio foi aberto no mesmo dia em que a votação para o a premiação começou.

A Forma da Água | Processo sobre plágio pode atrapalhar o filme em votação do Oscar>

A família do escritor Paul Zindel, famoso por suas peças de teatro nos Estados Unidos, entrou com um processo de plágio contra o filme “A Forma da Água“, um dos favoritos em diversas categorias do Oscar 2018. O que está sendo debatido pelos votantes da Academia, que decidirão os vencedores da premiação, é justamente a data na qual o processo foi aberto, exatamente no dia em que a votação para o prêmio começou.

Segundo um votante da Academia, o processo “pareceu como um esforço de último minuto para acabar com as chances do filme no Oscar.

O filho do escritor Paul Zindel, David, alegou que a obra de Guillermo del Toro “embora apresentada como um trabalho original, copia vários elementos e temas”  da peça de seu pai, “Let Me Hear You Whisper“. A peça, escrita em 1969, abordava a vida de uma faxineira em uma instalação militar que tenta salvar um golfinho que estava cativo pelos militares. Del Toro já declarou que nunca tinha sequer ouvido falar na peça.

A produtora de “A Forma da Água”, Fox Searchlight, declarou que a entrada do processo neste momento é sim um indício para prejudicar as chances do filme no Oscar 2018, e que eles iriam defender fortemente os interesses do longa nos tribunais. O co-presidente do estúdio, Stephen Gilula, declarou:

“A família Zindel veio até nós no dia 14 de fevereiro, falando que iriam abrir o processo já no dia 20, bem na data em que a votação da Academia começou. A data já fala tudo.”

Os advogados da família Zindel negaram que a acusação tenha sido feita nesta data só para atrapalhar o filme na premiação, e ainda disseram que “quanto mais Oscars o filme ganhar, mais rentável será o processo“. David Zindel ainda declarou que a família do escritor já tinha contatado a Fox no meio de janeiro, mas não obtiveram nenhuma resposta sobre a queixa de plágio e, por isso, seguiram em frente com o processo judicial.

Ainda falando sobre a campanha de “A Forma da Água” no Oscar, outro votante da Academia declarou:

“Não acho que algo como esse processo irá fazer muita diferença na cabeça das pessoas. Eles gostam ou não gostam do filme. O que Guillermo colocou na tela, é o que ele colocou. Não é trabalho de outro.”

Veremos se o processo dos Zindel atrapalhará o filme de Guillermo del Toro no dia 4 de março, quando acontece o Oscar 2018.

Saiba Mais: , ,

Fabio Silverio
@ofabiosilverio

Compartilhe


Notícias Relacionadas