Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Documentário sobre impeachment de Dilma Rouseff é exibido no Festival de Berlim

A cineasta Maria Augusta Ramos exibiu pela primeira vez "O Processo" em Berlim.

Documentário sobre impeachment de Dilma Rouseff é exibido no Festival de Berlim>

O documentário “O Processo”, que mostra o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Berlim. O filme é dirigido por Maria Augusta Ramos (“Justiça”), conhecida por mostrar temas complexos de maneira sensível em seus documentários.

O filme representa um desafio para a cineasta, pois a primeira exibição do documentário foi em terras estrangeiras, justamente no festival na Alemanha. Segundo Maria, em entrevista à RFI Brasil, o documentário não pretende ser imparcial. Por mais que sejam mostradas imagens até de Janaína Paschoal, uma das autoras do processo de impedimento (junto com Miguel Reale Júnior e Hélio Bicudo), a cineasta deixa claro que quer defender uma reflexão a partir de sua obra.

Falando à Variety, Maria Augusta Ramos deixou claro que o crowdfunding não era sua primeira opção para financiar “O Processo”. Segundo ela, a decisão foi tomada uma semana antes do início das gravações, visto que os meios tradicionais de financiamento demorariam demais e a urgência de filmar o documentário não permitia a espera. Mais tarde, o Canal Brasil se tornaria co-produtor do filme.

Ainda não há previsão da estreia de “O Processo” no Brasil.

Saiba Mais: , ,

Gustavo Scholl Ventura
@gscventura

Compartilhe


Notícias Relacionadas