Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

7 Dias em Entebbe | José Padilha fala sobre seu novo filme

Longa é baseado em história real sobre o sequestro de um avião.

7 Dias em Entebbe | José Padilha fala sobre seu novo filme>

Dez anos depois de ganhar o “Urso de Ouro” no Festival de Berlim por seu violento thriller criminal “Tropa de Elite”, José Padilha (da série “Narcos”) retorna para o festival na capital alemã, desta vez para a exibição de outro drama, baseado em fatos: “7 Dias em Entebbe”. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, ao ser perguntado se concordava que a história do novo filme era adequada à sua visão, com base nos temas de seus filmes anteriores, José Padilha explicou:

“Talvez! Mas eu gostei imediatamente [da história]. Meu primeiro filme era, na verdade, um documentário chamado ‘Ônibus 174’, sobre o sequestro de um ônibus. Então, quando eu vi Entebbe, pensei ‘ok, eu sei como fazer isso’. Isto é um sequestro, apenas um pouco maior. Mas, em certo sentido, é a ideia de olhar para um evento e tentar analisá-lo em um contexto social. Em ‘Ônibus 174’ você tinha um garoto de rua [referindo-se ao sequestrador], e você olha o que ele fez dentro do ônibus e no comportamento da polícia do Rio de Janeiro do lado de fora, e chega a uma conclusão sobre a realidade social. A mesma coisa vale para ‘7 Dias em Entebbe’. Se eu olhar para o comportamento dos sequestradores e dos reféns, e se eu olhar para o comportamento dos políticos de Israel, em particular para o conflito Yitzhak Rabin e Shimon Peres, você pode entender um pouco sobre o conflito entre Israel e Palestina como um todo”. 

“7 Dias em Entebbe” é uma produção britânica que narra o sequestro de um avião da Air France, por militantes pró-Palestina, que havia decolado de Tel-Aviv, em Israel, com destino a Paris, na França, em 27 de junho de 1976. O longa acompanha a missão de resgate bem-sucedida do jato sequestrado – cuja rota havia sido desviada para Uganda, então sob o regime brutal do ditador Idi Amin -, e dos mais de 100 passageiros a bordo, no dia 4 de julho, por parte das Forças de Defesa de Israel, no que ficou conhecido como “Operação Entebbe”. Os sequestradores exigiam a libertação de um grupo de 53 terroristas presos, mantendo como reféns todos os passageiros israelenses ou judeus, e ameaçavam explodir o avião.

O filme traz em seu elenco Rosamund Pike (“Sede de Vingança”), Daniel Brühl (“The Cloverfield Paradox”), Eddie Marsan (“Atômica”), Lior Ashkenazi (“Norman: Confie em Mim”) e Nonso Anozie (da série “Zoo”). O diretor José Padilha também se prepara para lançar no final do mês de março a série “O Mecanismo”, em parceria com a Netflix.

“7 Dias em Entebbe” tem data de estreia mundial para 10 de maio de 2018. No Brasil a produção estreará em 16 de março.

 

Saiba Mais: ,

Fernando Gomes
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas