Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Lady Bird – A Hora de Voar | Greta Gerwig comenta sobre o processo de direção do filme

"Eu diria faça seu próprio trabalho, o máximo possível. Faça com seus amigos. Ponha em prática.", aconselha a diretora.

Lady Bird – A Hora de Voar | Greta Gerwig comenta sobre o processo de direção do filme>

O filme “Lady Bird – A Hora de Voar” vem ganhando destaque nesta temporada de premiações e a direção de Greta Gerwig (roteirista de “Frances Ha“) pode ser reconhecida no Oscar deste ano. Mesmo recebendo poucas nomeações em premiações, a sua direção pode ser colocada no patamar de grandes nomes como Guilermo del Toro (“The Shape of Water”) e Christopher Nolan (“Dunkirk”).

Em uma entrevista a Vimeo, Gerwig diz como foi o processo de fazer o filme, e como a colaboração é algo importante durante este processo:

“É praticamente impossível quantificar exatamente todas as coisas que eu acredito ter aprendido. Há muitas coisas que conhecia, mas há um milhão de pequenas coisas – e grandes também – que se concentram quando você passa dois anos fazendo um filme. É um longo processo. Isso requer um foco implacável, porque cada parte dele importa. Toda colaboração importa. Minha parte favorita de fazer filmes é como a arte pode ser colaborativa. Quantos tipos diferentes de pessoas e artistas você sai para comer junto, para contar uma história. Cada um deles é um contador de histórias.”

A diretora complementa destacando a importância de “fazer o seu próprio trabalho“:

“Mas eu acho que muito da direção é seguir seus instintos e aperfeiçoar esses elementos de construção do mundo. É difícil dividi-lo em uma coisa ou outra. Mas eu diria que me afastei de todo o processo, principalmente porque sinto como se não pudesse esperar para fazer isso de novo. Imediatamente. Sim. Eu diria  faça seu próprio trabalho, o máximo possível. Faça com seus amigos. Ponha em prática. Obtenha respostas. Faça projetos com seus amigos que são atores ou outros escritores, pessoas que podem permitir que seu trabalho se levante. Eu acho que isso é realmente importante, porque às vezes é difícil julgar um escrito quando é só você em seu seu quarto. Traga para as pessoas e veja como isso soa, o que as pessoas dizem e conversam. Isso é realmente valioso.”

No longa, que se passa em 2002 na cidade americana de Sacramento, Christine “Lady Bird” McPherson (Saoirse Ronan, de “Brooklyn“) é uma estudante em seu último ano de escola e que deseja sair da pequena cidade em que vive e mudar-se para Nova York. Ao mesmo tempo, a jovem deve lidar com as expectativas e frustrações da adolescência, a pressão de entrar para uma faculdade e de decidir o seu futuro.

Além de estrear no cargo de diretora, Greta Gerwig também roteiriza a obra. O elenco do longa ainda conta com Laurie Metcalf (da série “Roseanne”), Lucas Hedges (“Manchester à Beira-Mar”) e Timothée Chalamet (“O Natal dos Coopers”). O longa estreia no Brasil em 15 de fevereiro.

Saiba Mais: ,

Jéssica Bindo
@Galadriel_Nenya

Compartilhe


Notícias Relacionadas