Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 05 de janeiro de 2018

Viva – A Vida é uma Festa | Empresário faz críticas ao aumento do repasse do faturamento à Disney

Em artigo, empresário afirma que não há boicote ao filme, mas que falta diálogo entre as entidades que atuam no setor.

Viva – A Vida é uma Festa | Empresário faz críticas ao aumento do repasse do faturamento à Disney>

A polêmica relativa à exibição do novo longa de animação da Pixar, “Viva – A Vida é uma Festa“, ganhou mais um capítulo na última quinta-feira (4). Em um artigo intitulado “Não existe boicote a ‘Viva’, mas sim uma vontade de que tudo se resolva da melhor forma“, publicado no portal da Revista Exibidor, o CEO da rede Centerplex Cinemas, Márcio Eli Lima, fez duras críticas à abordagem da Disney nesta questão e a forma como ela está sendo divulgada.

Lima argumenta que as empresas exibidoras possuem uma série de custos com os quais têm que arcar, além de precisarem lidar com normas e leis diferentes que influem largamente no orçamento e faturamento das mesmas. O empresário cita como exemplos o aumento no valor das contas de energia elétrica, a falta de controle e fiscalização das autoridades para a venda de meias-entradas e o excesso de leis exclusivas para cinemas existentes em diversos locais do país. O aumento de 2% do valor de repasse do faturamento traria consigo consequências graves para a saúde financeira destas exibidoras.

Ele complementa, afirmando que o principal problema, no entanto, é a falta de diálogo entre as entidades que atuam no setor.

“Queremos ser escutados, queremos conversar. Chamem as lideranças do mercado, vamos tentar explicar aos estrangeiros a dificuldade em relação aos problemas brasileiros. […] Entendemos os motivos que levam a isso, mas precisamos conversar. Um não existe sem o outro, e sim um sobrevive com o outro.”

De acordo com a Folha de S. Paulo, a Disney está exigindo um aumento no repasse do faturamento de sua nova animação de 50% para 52%, o que vem provocando forte reação das empresas exibidoras nacionais, que prometem não exibi-lo em suas salas. Apenas redes multinacionais, como Cinemark e Cinépolis, contariam com o longa em suas grades de programação, o restringindo a menos de 35% do mercado nacional.

Viva – A Vida é uma Festa” conta a história de Miguel, um menino apaixonado por música, que nasceu em uma família de sapateiros que o proíbem de tocar. Inspirado pelo famoso cantor Ernesto De La Cruz, o garoto segue seu sonho treinando escondido no porão da casa em que vive. Ao pegar emprestado o violão de De La Cruz no cemitério da cidade, Miguel é enviado para o mundo dos mortos e precisa encontrar seu ídolo para voltar à vida.

O filme está em cartaz no Brasil desde o último dia 4.

Saiba Mais: , ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas