Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 28 de novembro de 2017

Blade Runner 2049 | Denis Villeneuve responde críticas sobre como mulheres foram retratadas no filme

Para o diretor, a produção distópica amplifica os defeitos existentes na sociedade atual.

Blade Runner 2049 | Denis Villeneuve responde críticas sobre como mulheres foram retratadas no filme>

Mesmo que não tenha sido um sucesso de bilheteria, “Blade Runner 2049” conquistou vários elogios, tanto da crítica quanto do público. Entretanto, apesar da boa aprovação, a obra foi criticada sobre como o roteiro abordou as personagens femininas, tais como Joi (Ana de Armas, de “Cães de Guerra“) e Luv (Sylvia Hoeks, da série “Overspel“), defendendo que o universo do longa seria “hostil para as mulheres”.

Em entrevista a Vanity Fair, o diretor Denis Villeneuve (“A Chegada“) se posicionou sobre essas críticas, afirmando que tentou trazer uma  profundidade às personagens:

“Eu sou muito sensível sobre como eu porto as mulheres em meus filmes. Essa é a minha nona produção e seis delas tiveram mulheres como protagonistas. O primeiro ‘Blade Runner‘ era um pouco bruto com elas, algo relacionado a atmosfera noir da produção. Mas eu tentei trazer uma profundidade a todas personagens. Para Joi (Armas), a personagem holográfica, você vê como ela se desenvolve. É interessante, eu acho.”

Para o diretor, o cinema é um espelho da sociedade, alegando que “Blade Runner não é um filme sobre o amanhã, mas sobre hoje.” E, segundo ele, o mundo não é gentil para as mulheres, e o filme só amplifica este problema:

“Há um senso no cinema americano: de que você quer retratar um mundo ideal, uma utopia. Isso é bom – sonhar com um mundo melhor, querer algo melhor. Mas se você olhar para os meus filmes, verá que eles exploram as sombras de hoje. O primeiro ‘Blade Runner’ é a maior declaração distópica dos últimos 50 anos. Eu fiz a sequência disso, então sim, é uma visão distópica de hoje. O que amplifica todos os defeitos.”

O elenco do longa ainda conta com Ryan Gosling (“De Canção em Canção”), Robin Wright (“Mulher-Maravilha“) e Harrison Ford (“Star Wars: O Despertar da Força”). A produção ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros.

Saiba Mais: ,

Luís Gustavo
@louisgustavo_

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas