Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 12 de junho de 2017

Everything é o primeiro jogo a se tornar elegível para a premiação do Oscar

Gameplay de 11 minutos qualificou o jogo a concorrer ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação de 2018.

Everything é o primeiro jogo a se tornar elegível para a premiação do Oscar>

É fato que a indústria dos vídeo-games produz verdadeiros espetáculos cinematográficos há algum tempo, por meio de trailers ou cutscenes, mas nenhuma dessas obras havia sido reconhecida por premiações do cinema. Agora isso pode mudar, com o jogo “Everything“, simulador desenvolvido pelo irlandês David OReilly. O trailer da produção foi um dos vencedores do Festival de Curtas de Viena (VIS) e, com o prêmio, a obra se tornou elegível para uma vaga na lista de indicados ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação de 2018, algo inédito na história dos games.

Vendido como o “simulador de tudo”, o game permite que o jogador controle qualquer coisa. Com a proposta de que absolutamente tudo está conectado, a obra oferece uma reflexão existencialista ao oferecer ao jogador a possibilidade de conhecer a vida na perspectiva de animais, plantas, partículas subatômicas e até mesmo sistemas planetários inteiros.

O trailer, que você pode conferir no fim do texto, possui 11 minutos de duração e traz o gameplay do jogo atrelado a um monólogo onde o filósofo britânico Alan Watts (1915-1973) discorre sobre a nossa existência e as relações entre diversos seres de diversas amplitudes na vastidão do universo.

“O prêmio foi dado para um filme que, além de entreter, tem um forte tema poético e filosófico. Ele serve para o propósito educacional, incluindo uma importante declaração política que nos encoraja a dissolver nossos egos e ter uma nova perspectiva sobre o mundo”, afirmou o júri do festival.

O trabalho de OReilly está de certa forma entrelaçado ao cinema. Diretor de curtas no início da carreira, ele foi o responsável pelas cenas onde os personagens jogavam videogames no aclamado filme “Ela” (2013), do diretor Spike Jonze.

Ressaltando que não é o game em si que será avaliado, mas sim o vídeo de 11 minutos, este pode ser um pequeno passo para o reconhecimento dos games no Oscar e em outras premiações de cinema. Verdadeiros filmes interativos, jogos como “Uncharted 4”“Rise of Tomb Raider” contam com grande apelo cinematográfico e história complexa e só ganham destaque em premiações de nicho.

“Everything” foi lançado esse ano para Playstation 4, PC e Mac.

Você acha que os games merecem mais espaço no Oscar? Deixe um comentário!

Saiba Mais: ,

Martinho Neto
@omeninomartinho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas