Cinema com Rapadura

Notícias   sábado, 15 de abril de 2017

Conheça as técnicas de fotografia usada nos filmes de Kubrick

Vídeo percorre filmes como Barry Lyndon, Laranja Mecânica, 2001- Uma Odisseia no Espaço, O Iluminado e outros.

Conheça as técnicas de fotografia usada nos filmes de Kubrick>

É impossível falar de cinema e não lembrar de Stanley Kubrick. Ele é um dos diretores mais importantes da história das telonas, que criou seu estilo próprio e conquistou o público com obras incríveis, sem precedentes. Mas todos os grandes trabalhos contaram com a ajuda de John Alcott, seu Diretor de Fotografia, responsável pelas imagens marcantes que vem a nossa cabeça ao lembrar de “Laranja Mecânica” ou “2001 – Uma Odisseia no Espaço”.

Stanley Kubrick era totalmente perfeccionista, ele exigia muito de John Alcott, tecnicamente, fisicamente e emocionalmente. Nas próprias palavras do diretor de fotografia:

“Ele era perfeccionista de todos os ângulos. Ele demandava que tudo estivesse certo e exato. Quando ele andava no set de filmagem era o único pequeno momento de liberdade que eu tinha para poder me preparar”.

Mas toda essas exigências fizeram com que Alcott tivesse pulso firme e superasse os maiores desafios da sua carreira, resultando em filmes consagrados até hoje.

Você fã de Kubrick tem que assistir ao vídeo feito pelo canal do Youtube Wolfcrow, onde é analisado todas as técnicas de fotografia usadas por John Alcott em “Barry Lyndon” – que rendeu o Oscar de Melhor Fotografia para o diretor – onde foi usado apenas luz natural para as filmagens, deixando a obra similar a uma pintura romântica, as combinações dos movimentos da câmera junto com a fotografia em “O Iluminado” que resultaram no aclamado longa de terror psicológico, e claro, não poderia deixar de passar também por “Laranja Mecânica” e “2001 – Uma Odisseia no Espaço”.

Aperte o play:

Gostou do vídeo? Qual é o seu filme preferido do Kubrick?

Saiba Mais: ,

Lely Thais
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas