Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 07 de fevereiro de 2017

Netflix é processada por permitir o download de seus conteúdos

Empresas como Vimeo, Startz, Mubi e o Studio 3 Partners também foram prejudicadas no processo.

Netflix é processada por permitir o download de seus conteúdos>

Ano passado, a Netflix disponibilizou a função “Download&Go”, um recurso que permite que o usuário faça download de seu conteúdo no smartphone ou tablet para assistir offline. E é por este motivo que a empresa acaba de ser processada por quebra de patente. O Tecnoblog explica o caso.

Blackbird Technologies é uma empresa que não possui produtos ou serviços disponíveis, mas que sobrevive através da compra de direitos de patentes e depois processa empresas pela suposta utilização delas. Não foi apenas a Netflix que saiu prejudicada, mas empresas como Vimeo, Startz, Mubi e o Studio 3 Partners entraram no processo.

A empresa é dona da patente 7.174.362, registrada em 2000 pelo empresário Sungil Lee e descreve um sistema autônomo de locação: o usuário escolheria um conteúdo que quisesse assistir e uma máquina gravaria um CD com o material de sua preferência e entregaria na casa dele. Em seus primeiros anos de negócio, a Netflix trabalhava apenas com aluguel de DVDs oferecidos na internet e entregues pelo correio.

Apesar do patente conter os direitos dessa função, é apenas pelo download de conteúdo que a empresa está sendo processada. Acontece que, o registro da Blackbird pode ser interpretada de diversas maneiras, abrindo espaço para um possível processo das diversas empresas que entraram no jogo:

“Processo de duplicação de dados digitais implementado por computador que compreende: receber pedidos em uma ou mais interfaces de usuário; transmitir os pedidos por meio de uma rede ao computador; atribuir cada uma das requisições a um de vários tipos de dispositivos de saída; executar o processo de duplicação (…)”

Apesar de parecer absurdo, a empresa já conseguiu ganhar em diversos processos do tipo, extraindo dinheiro de empresas como Target TicketDirectTV. Além disso, a empresa possui dois advogados especializados em casos envolvendo esse tipo de patente.

Saiba Mais:

Letícia Azevedo
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas