Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 06 de dezembro de 2016

Moana | Diretores falam como criaram Maui, o personagem de Dwayne Johnson

A animação chega aos cinemas dia 5 de Janeiro de 2017.

Moana | Diretores falam como criaram Maui, o personagem de Dwayne Johnson>

A nova animação da Disney “Moana- Um Mar de Aventuras“, ainda não estreou nas telonas brasileiras, mas está fazendo um enorme sucesso nos Estados Unidos, quebrando recordes de bilheterias – chegando até a bater a arrecadação de “Frozen – Uma Aventura Congelante”.

Os diretores e roteiristas, John Musker (“A Princesa e o Sapo”) e Ron Clements (“A Princesa e o Sapo”) , falaram para Empire sobre toda concepção do personagem Maui, dublado por Dwayne Johnson (“Terremoto: A Falha de San Andreas”). Na trama ele é um semideus que acompanha a princesa Moana em suas aventuras na imensidão do mar. Agora, na palavra dos diretores, veja o que te espera nos cinemas:

A Voz

John Musker: A interpretação de Dwayne Johnson não estava certa desde o começo. Quando nós estávamos desenvolvendo as ideias eu fiquei intrigado sobre as histórias do Pacífico Sul, porém eu não sabia muito sobre a mitologia da Polinésia. Foi quando descobri o personagem Maui e fiquei admirado com seus contos e suas grandes explorações, ele era um semideus maior que a vida, uma figura carismática que fez coisas extraordinárias. Na medida que fomos desenvolvendo o filme, sabíamos que Dwayne Johnson tinha origem Samoana e isso pareceu encaixar perfeitamente com seu carisma, além do fato de que ele é maior que a vida também. Então por que não contratar um semideus real?

Ron Clements: Também era parte do mito de Maui todas essas tatuagens e Dwayne Joshon tem tatuagens muito parecidas, isso foi uma surpresa.

John Musker: Então, no meio do processo de desenvolvimento já tínhamos ele na cabeça. Quando finalmente fomos falar com ele, mostramos alguns storyboards e tocamos algumas músicas. Ele ficou muito empolgado. Isso foi há alguns anos atrás.

A Mitologia

Ron Clements: Existe um livro que se chama “Maui, O Mito”, onde é contado vários mitos sobre Maui. Tinha muito material para escolher. Alguns pontos não mudavam de um mito para o outro, como: ele suavizou o sol e o puxou para cima das ilhas e seu anzol mágico, esses elementos estavam em todos os mitos.

Musker: Nós criamos um departamento de pesquisa chamado “Confiança na História Oceania” para assegurar que iríamos respeitar toda tradição e história do Pacífico Sul. Eles nos recomendaram não escrever o filme baseado em apenas uma cultura específica e sim reunir um elemento de cada em uma única história. Mas acabou que o enredo ganhou vida própria e se tornou algo totalmente diferente. Obviamente como as ilhas foram separadas cada uma desenvolveu sua cultura própria.

Clements: Em algumas algumas culturas Maui é um personagem normal ou uma espécie de Super-Homem e em alguns mitos ele se parece mais com um Deus e em outros ele é um personagem meio travesso. Decidimos seguir com essa última definição, a mais divertida.

A Sobrancelha

Musker: Já que tínhamos Dwayne Johnson escalado para o elenco, por que não usar isso a nosso favor? Então Dave Pimentel, nosso Diretor de Histórias, apresentou o personagem com a sobrancelha do Dwayne Johnson e disse “Vamos assim ou não?”. E claro, nós concordamos em deixar daquele jeito. Pensamos na hora como que o próprio Dwayne iria reagir. Ele adorou. Pra mim parece natural ter um elemento real no personagem.

As Tatuagens

Clements: As tatuagens são os troféus de Maui, onde marcam na pele suas explorações e vitórias. A vida inteira dele está por todo seu corpo. Um ponto interessante é que suas tatuagens ganham vida, internamente chamamos de Mini-Maui, como se fosse um alter-ego do personagem, praticamente sua consciência.

A Música

Clements: A compositora Lin escreveu a música “You’re Welcome” especicamente para Dwayne, ela é uma grande fã dele.

Musker: Dwayne tem uma voz ótima. Eu acho que ele estava um pouco nervoso no dia da gravação, mas ocorreu tudo bem. A música de Maui é um sinal de força, um som bem divertido e acredito que Dwayne se divertiu muito cantando. Tenho certeza que no futuro ele vai cantar muitas vezes.

O Cabelo

Musker: A primeira coisa que a nossa designer fez foi desenhar Maui careca. Nosso primeiro storyboard, antes de ter Dwayne, o personagem era careca. Assim que mergulhamos a fundo no projeto tivemos vários feedbacks do nosso departamento de pesquisa dizendo que o cabelo era parte do poder na mitologia de Maui. Quanto maior o cabelo maior o poder, a partir disso começamos a fazer versões com o cabelo comprido. Quando Dwayne estava envolvido no projeto ele estava com o cabelo bem comprido, na hora de interpretar os musicais ele jogava o cabelo de um lado pro outro.

Clements: Maui tem muito orgulho do seu cabelo.

O Corpo

Musker: Nos mitos Maui é um personagem de estatura baixa, quando desenhamos ele tivemos a sensação de ver um semideus. Como ele moveu ilhas e enfrentou batalhas com grandes monstros pensamos em adicionar a proporção de um super-herói, com ombros largos e fortes.

Clements: Ele foi um personagem muito divertido de trabalhar a animação, ser gigante, maior que a vida, fazia parte do seu design. Ele é muito forte e certamente se encaixa com a história.

O Estilo

Musker: Na história, ele foi abandonado da ilha por mais de 1.000 anos, então seus shorts são folhas. Adicionamos um colar com lembraças das suas batalhas e explorações penduradas, que ficou muito bem em seu pescoço.

O Anzol

Musker: Nós queríamos deixar tão real quanto o mito original. Nele temos detalhes em escrita pictográfia de todas as batalhas e explorações onde ele esteve presente.

Clements: Parte do mito original, que não trouxemos para animação, era que o Anzol  foi feito com o ossos do maxilar de sua mãe.

Musker: Nós tínhamos toda a história de Maui e sua mãe programada para o filme, porém ele se tornou tão grande que optamos com retirar essa parte. Mas daria um ótimo filme.

Gostou? Veja o trailer:

John Musaker e Ron Clements já trabalharam com a Disney nos filmes “A Pequena Sereia”, “Alladin”, “Hércules” e “A Princesa e o Sapo”. Aguardamos ansiosamente pelo filme da mais nova princesa da Disney.

“Moana- Um Mar de Aventuras” chega as telonas dia 5 de Janeiro de 2017.

Saiba Mais: , ,

Lely Thais
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas