Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A Grande Muralha | Atriz critica e diretor defende escolha de Matt Damon

“Nossos heróis não se parecem com ele”, desabafa.

A Grande Muralha | Atriz critica e diretor defende escolha de Matt Damon>

Uma nova polêmica está rolando no mercado cinematográfico, tudo por conta da escalação de Matt Damon (“Jason Bourne”) no filme “A Grande Muralha”. Rodado na China, com diretor, equipe técnica, financiamento, coadjuvantes e figurantes chineses, o filme está sendo acusado de ser mais uma iniciativa de Hollywood para “embranquecer” o cinema mundial.

Tudo começou após o trailer ter sido divulgado. Veja:

A atriz Constance Wu criticou a escolha de Damon como protagonista do épico chinês.

Nossos heróis não se parecem com Matt Damon. Eles se parecem com Malala. Ghandi. Mandela”, apontou a estrela da série “Fresh Off the Boat”, que nasceu nos EUA mas tem origem taiwanesa, no Twitter.

A atriz acredita que a escalação de Damon para o longa, dirigido pelo chinês Zhang Yimou (“Flores do Oriente”, “O Clã das Adagas Voadoras”), faz um desserviço a diversidade.

Só reforça a repetidamente implícita e racista noção de que pessoas brancas são superiores a pessoas de cor, e que pessoas de cor precisam ser salvas de pessoas da nossa própria cor através da força branca. Quando sempre fazem filmes como este, você está dizendo isso… querendo ou não. Mas não precisamos de salvação. Nós gostamos de nossa cor, nossa cultura, nossas forças e nossa histórias”, desabafou.

Wu faz também um pedido para Hollywood:

Parem de perpetuar o mito racista de que apenas um homem branco pode salvar o mundo”.

Bilheteria não é mais desculpa para o racismo. Vocês pensam que apenas um grande astro de cinema consegue vender um filme? Isso nunca foi garantia de nada. Por que não tentam fazer melhor? Dinheiro é a desculpa mais esfarrapada da história do ser humano”, criticou.

A mensagem completa pode ser conferida abaixo:

O diretor chinês Zhang Yimou também se pronunciou sobre a polêmica, defendendo a escalação de Damon no filme.

Em muitos sentidos, ‘A Grande Muralha’ é exatamente o contrário do que estão dizendo. Pela primeira vez, um filme com raízes profundas na cultura chinesa, com um dos maiores elencos chineses já reunidos, está sendo produzido em uma escala internacional por um grande estúdio”, disse Yimou em declaração oficial. “Eu acho que isso é uma tendência que precisa ser celebrada. Nosso filme não é sobre a construção da Muralha da China, e Matt Damon não está interpretando um personagem chinês”.

Há cinco grandes heróis na nossa história, e Matt Damon é um deles – os outros quatro são todos chineses. O sacrifício e força coletivas desses heróis são o coração do nosso filme. Como diretor de mais de 20 filmes chineses e das Olimpíadas de Beijing, eu não escalaria, e nunca vou escalar um filme de forma contrária a minha visão artística por exigência dos estúdios. Eu espero que, quando todos virem o filme e estiverem armados com fatos, concordem comigo”, concluiu.

Situada no século XV, “A Grande Muralha” acompanha um grupo de soldados britânicos que se depara com o início das construções da Grande Muralha da China. Aos poucos, eles percebem que o objetivo não é apenas proteger a população dos mongóis, mas sim de uma ameaça muito mais sinistra.

A fantasia será lançada em 3D nos EUA e no Brasil em fevereiro de 2017.

Saiba Mais: , , ,

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas