Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 28 de abril de 2016

O Dono do Jogo, longa mostra outra face de Tobey Maguire

Obra conta a história de Bobby Fischer, jogador de xadrez americano.

O Dono do Jogo, longa mostra outra face de Tobey Maguire>

 odonodojogo

O novo filme de Edward Zwick (“Diamante de Sangue”), “O Dono do Jogo” conta a história do gênio e excêntrico Robert James “Bobby” Fischer, um jogador de xadrez que está a beira de um ataque de nervos ao se deparar com uma oposição muito maior do que o tabuleiro: a política.

Essa mesma questão já havia sido abordada no documentário “Bobby Fischer Against the World” de Liz Garbus, em 2011. O longa mostra os fatores emocionais e políticos do jogador de xadrez americano durante à Guerra Fria (1972), quando Bobby enfrentaria o mais ardiloso adversário soviético Boris Spassky (Liev Schreiber).

Tobey Maguire (“Homem-Aranha”), imprime o pesadelo de Bobby em uma atuação majestosa, que nada se parece com o antigo Peter Parker. O longa mostra da infância do gênio do xadrez à fase adulta, mostrando que seu único objetivo é vencer, o que inclui colocar em xeque seu relacionamento com a mãe Regina (Robin Weigert).

Entre a história real e a versão cinematográfica, o diretor Edward Zwick e o roteirista Steven Knight (“A 100 Passos de Um Sonho”), criam um melodrama com o objetivo de eletrizar a audiência com o destempero do protagonista para chegar ao resultado final (e real) desta história.

Bobby foi incentivado pela mídia, na época, para traduzir jogadas em atos políticos pela democracia e estado de direito. O filme fala do homem por trás disso, mas se depara com a realidade de um personagem pouco convencional.

Saiba Mais: ,

Carol Simão
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas