Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 04 de fevereiro de 2016

1.000 rolos de filmes foram queimados em incêndio na Cinemateca Brasileira

Incêndio teria sido causado pela decomposição de películas de nitrato de celulose.

1.000 rolos de filmes foram queimados em incêndio na Cinemateca Brasileira>

1176222_611835595505622_1773514664_n

Um incêndio atingiu um dos galpões da Cinemateca Brasileira na madrugada desta quarta-feira (3). O galpão abrigava quatro câmaras de armazenamento para rolos de filme e fitas de vídeo, mas apenas uma delas pegou fogo. Cada uma destas câmaras possui 20m² e armazena matrizes de produções audiovisuais brasileiras.

Suspeita-se que o incêndio tenha sido causado pela decomposição das cintas de nitrato de celulose, material das películas usadas no Brasil até a década de 1950. Embora muitas matrizes tenham sido completamente destruídas, a agilidade do Corpo de Bombeiros em apagar o fogo e, especialmente, o preparo da Cinemateca com o armazenamento dos filmes possibilitou que os danos fossem minimizados. O galpão usado para o armazenamento deste tipo característico de película foi construído para evitar propagação do fogo: é afastado da estrutura principal da cinemateca, não tem rede elétrica e suas paredes não são conectadas ao teto. Além disso, segundo o secretário executivo do Ministério da Cultura, João Brant, todos os filmes destruídos haviam sido copiados.

“Sobre o incêndio na Cinemateca: pegou fogo um galpão mais isolado, mas foram muitas matrizes destruídas. Ao que parece, todas já tinham sido duplicadas, o que garante que o conteúdo não se perca. Estamos em um trabalho de reestruturação da Cinemateca, ontem mesmo assinamos dois contratos que materializam essa retomada, e agora essa tragédia”, escreveu em uma de suas redes sociais.

Vale lembrar que este não é o primeiro incêndio que atinge a Cinemateca, outros três ocorreram em 1957, 1969 e 1982. A Cinemateca Brasileira é um dos maiores acervos da América Latina com mais de 200 mil rolos de filmes, além de documentos, livros, revistas, roteiros originais e fotografias que auxiliam no estudo e no desenvolvimento da arte cinematográfica no Brasil. Ela é vinculada à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e qualquer perca de material se trata de uma tragédia na história do Cinema Nacional.

Embora trabalhem com a possibilidade da autocombustão dos filmes, o Corpo de Bombeiros ainda investigará as causas do incêndio. Nesta ocasião, ninguém ficou ferido.

A Cinemateca Brasileira fez uma nota de esclarecimento:

“A Cinemateca Brasileira comunica que na madrugada desta quarta-feira (03), ocorreu um incêndio que atingiu um dos 4 depósitos de armazenamento de filmes em suporte de nitrato de celulose, característico da produção cinematográfica anterior à década de 1950. A corporação foi acionada às 05h30, horário de Brasília, e 12 bombeiros participaram do combate ao fogo, que durou cerca de 30 minutos. Às 06h20, o fogo já havia sido totalmente controlado e permanece ainda o trabalho dos bombeiros para rescaldo da área atingida.

Cerca de 1.000 rolos de filmes foram queimados. Deste total, a grande maioria está conservado em outras mídias/suportes. Os filmes destruídos estavam todos em domínio público e o levantamento da pequena parte afetada, sem duplicação, será informado pela Cinemateca nos próximos dias.

A estrutura criada especificamente para acomodar o acervo de filmes no suporte de nitrato não tem rede elétrica (para evitar riscos de curto-circuito) e as paredes não são conectadas com o teto para evitar propagação do fogo. Neste sentido, a construção se mostrou eficiente para sua finalidade, uma vez que o fogo não atingiu nenhuma outra câmara do depósito.

O nitrato de celulose é um material, que pela sua composição físico-química, pode entrar em combustão espontânea, dependendo da temperatura no ambiente. Os bombeiros farão a perícia, com vistas a tentar identificar a causa do incêndio.

O arquivo de matrizes audiovisuais, filmes de depósito legal, e todas as coleções da instituição com cerca de 250 mil rolos de filmes não foram afetados, e seguem com suas câmaras intactas. O incêndio destruiu pouco menos de 0,4% do total do acervo. As áreas de acesso público da Cinemateca e todo o seu acervo não-fílmico, composto por aproximadamente 1 milhão de documentos e objetos, estão distantes do acervo de nitrato e não apresentam nenhum risco.

O foyer e a Salas de Cinemas em funcionamento estão devidamente equipados e a Cinemateca tem em seu corpo funcional dois bombeiros civis. Portanto, o atendimento ao público será normalizado ao longo da semana, de acordo com a disponibilidade das equipes técnicas, que neste momento concentram seus esforços no acervo atingido”.

Sheyla Montoni
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas