Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Saiba mais sobre o #OscarSoWhite e as mudanças feitas pela Academia no Oscar

Resumimos todos os acontecimentos recentes.

Saiba mais sobre o #OscarSoWhite e as mudanças feitas pela Academia no Oscar>

movie-award-oscars_318-41295

O Oscar 2016 nem aconteceu e já está gerando polêmica. Famosos como Jada Pinkett Smith e seu esposo Will Smith aderiram ao #OscarSoWhite ou #OscarAindaMuitoBranco e anunciaram que não vão à cerimônia no dia 28 de fevereiro. Essa e outras manifestações de artistas provocaram mudanças no sistema de categorias da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas devido à falta de representação negra entre os indicados.

A diversidade é o superpoder americano. É por isso que somos ótimos. Tantas pessoas diferentes, de tantos lugares diferentes dando novas ideias, inspirações e influências a essa bela mistura. Para mim, em seu melhor, Hollywood representa e cria a imagem desta beleza. Mas acho que tenho que proteger e lutar por esses ideais que engrandecem nosso país e da comunidade de Hollywood. Então quando eu olho para essa série de indicações da Academia, não está refletindo essa beleza”, disparou Will Smith.

Ele estava cotado para ser indicado pelo filme “Um Homem Entre Gigantes”, mas acabou não sendo um dos escolhidos. Outras personalidades como Mark Ruffalo (indicado por “Spotlight“) e Spike Lee (diretor de “Malcolm X“) aderiram a essa manifestação e disseram que também não participarão da cerimônia.

A imagem abaixo mostra os indicados ao Oscar de atores e atrizes em 2016:

indicados-ao-oscar-atoresA partir do alto e da esquerda: Bryan Cranston, Matt Damon, Michael Fassbender, Eddie Redmayne, Leonardo DiCaprio, Brie Larson, Saoirse Ronan, Charlotte Rampling, Jennifer Lawrence, Cate Blanchett, Mark Rylance, Christian Bale, Tom Hardy, Sylvester Stallone, Mark Ruffalo, Alicia Vikander, Rachel McAdams, Rooney Mara, Kate Winslet e Jennifer Jason Leigh.

Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia, fez um pronunciamento sobre o assunto:

cherylbooneisaacsnews-620x331

“Eu estou envergonhada e frustrada com a falta de diversidade (…) esta é uma conversa difícil, mas importante, e é hora de fazer para grandes mudançasEm uma votação unânime, o Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aprovou uma série abrangente de alterações substanciais destinadas a tornar a adesão da Academia, seus órgãos sociais e seus membros votantes significativamente mais diversificados. O objetivo do Conselho é se comprometer a duplicar o número de mulheres e integrantes com diversidade da Academia até 2020.

A Academia vai liderar e não vai esperar que a indústria se recupere sozinha do atraso. Estas novas medidas terão um impacto imediato para iniciar o processo e mudar significativamente a composição”.

As medidas começam a valer no final deste ano. Os diretores da entidade decidiram em reunião que os membros novos poderão votar no Oscar por dez anos e, ao fim desse período, a atividade do profissional na indústria será avaliada. Caso ele permaneça na ativa, terá mais dez anos de voto e, depois de outra avaliação, mais dez. Só então ele receberá a carteirinha de membro perpétuo. Os indicados e vencedores não terão de passar por esse processo. Os membros considerados inativos se tornarão eméritos, sem direito a voto no Academy Awards. Paralelamente, uma campanha global de recrutamento irá convidar expoentes cinematográficos de todas as partes do mundo para a Academia. As regras já valerão para o Oscar 2017.

A Academia vai auxiliar o processo tradicional no qual integrantes atuais indicam novos, promovendo uma campanha ambiciosa e global que identifique e recrute integrantes qualificados que representem mais diversidade.

Segundo o jornal The New York Times, fontes dizem que a organização do Oscar já estuda aumentar imediatamente o número de indicados a Melhor Filme efetivamente para 10 longas em vez de 8 como neste ano. Defensores da medida acreditam que isso aumentaria as chances de representantes negros, latinos e asiáticos emplacarem na premiação, mas o formato com cinco indicados nas categorias de atuação é um dos mais antigos do Oscar e está em vigência desde os anos 1930. O jornal diz ainda que o conselho da Academia se reunirá em breve para discutir formas de abordar o assunto.

Atualmente a organização tem cerca de 6.500 membros, 94% brancos, 76% homens.

O ator britânico Ian McKellen, intérprete de Gandalf na trilogia “O Senhor dos Anéis“, expressou “solidariedade” para com aqueles que têm criticado a falta de diversidade no Oscar e na indústria cinematográfica em geral.

A maneira como os atores negros se sentem subrepresentados no cinema, é o que as mulheres sentiram por muito tempo e é o que os homossexuais como eu ainda sentem“, declarou o ator de 76 anos, cofundador da Stonewall, um grupo militante pelos direitos dos gay e outras minorias sexuais.

chris-rock-oscars-commercial

A 88ª Cerimônia acontecerá no dia 28 de fevereiro e Chris Rock será o apresentador desse ano. Ele ainda não se pronunciou sobre o caso, mas fontes indicam que seu discurso sofrerá alterações devido as manifestações. O canal pago TNT transmitirá a cerimônia.

Reginald Hudlin, produtor do Oscar, comentou:

Vocês devem esperar piadas com #OscarSoWhite“, disse Hudlin. “E sim, a Academia está pronta para que ele faça isso. Eles estão animados para que ele faça isso. Eles sabem que é o que precisamos. Eles sabem que é o que o público quer e nós entregamos o que o público quer“.

Saiba Mais: , , , , , , , ,

Carol Simão
@

Compartilhe


Notícias Relacionadas