Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 27 de outubro de 2015

Veja a audiência de Beasts of No Nation, primeiro filme de ficção da Netflix

Números representam os primeiros 10 dias de exibição do longa.

Veja a audiência de Beasts of No Nation, primeiro filme de ficção da Netflix>

O filme “Beasts of No Nation” estreou na Netflix no último dia 16 de outubro e, em seus 10 primeiros dias online, o primeiro filme de ficção original produzido e distribuído pelo serviço de streaming alcançou a marca de 3 milhões de visualizações, se contabilizados apenas números da América do Norte. O longa foi exibido também em algumas redes de cinema, mas a arrecadação foi baixa, já que foi lançado em apenas 31 salas ao redor do mundo, e obteve cerca de US$ 83.861 nas bilheterias.

Isso se deve ao fato de que exibidores nos Estados Unidos se mobilizaram contra o lançamento simultâneo nos cinemas e na Netflix. Redes como Cinemark, AMC e Regal, as maiores do país, se posicionaram contra a exibição do drama de guerra, apontado como provável forte concorrente em premiações futuras.

De toda forma, o diretor de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, divulgou ao site Deadline os números de acesso que o filme teve na plataforma desde o seu lançamento:

“A boa notícia é que, em duas semanas, conseguimos disponibilizar o filme para os 69 milhões de assinantes da Netflix ao redor do mundo, em mais de 50 países. Estamos tentando dar a opção aos consumidores de assisti-lo nos cinemas, nos lugares onde pudermos – nos EUA e Reino Unido. Mas nosso foco sempre foi a audiência total. Você sabe, nós não costumamos divulgar os números de audiência.

Vale a pena compartilhar que este filme, na América do Norte, já foi visto mais de três milhões de vezes. O que, para mim, é uma audiência maior que qualquer filme deste porte poderia esperar dentro de duas semanas de exibição (…). E estamos apenas começando. Estamos animados com estes números, não só na América do Norte, mas no mundo todo. Na primeira semana de lançamento, ‘Beasts of No Nation’ foi o filme mais assistido na Netflix em todos os países em que operamos. Até no Japão, e eu estou destacando o Japão porque a maioria de filmes deste tipo não tem muita bilheteria fora dos Estados Unidos, especialmente no Japão – é muito difícil para os estúdios distribuírem estes filmes lá. E [‘Beasts of No Nation’] foi o nº 1 em lugares muito diferentes – Japão, Brasil, México, lugares onde esses filmes tipicamente nem estreiam no cinema. É incrivelmente gratificante ver os espectadores correspondendo às expectativas”.

Sobre a estreia fraca nos cinemas, Sarandos ressalta que a preocupação é com a audiência total:

“Há apenas uma certa quantidade de coisas que podemos fazer sobre o que acontece nos cinemas. Podemos disponibilizar, tentar agendar, mas se os donos das redes não quiserem exibir, eles não vão exibir. Seja no cinema ou seja em casa, o nosso foco é na audiência total. Queremos que as pessoas assistam ao filme e se apaixonem por ele. E é isso que está acontecendo”.

Vale ressaltar que a empresa gastou US$ 12 milhões na produção do longa. Para se ter uma ideia, a Weinstein Company, conhecida por seu alto poder de compra, pagou US$ 7 milhões pelo disputado e vencedor do Oscar de roteiro adaptado “O Jogo da Imitação”.

Estreia na direção de Cary Fukunaga (da série “True Detective”), “Beasts of No Nation” é baseado no romance do autor nigeriano Uzodinma Iweala, sobre uma criança arrancada de sua família para lutar em uma guerra civil em um país Africano sem nome. O estreante Abraham Attah interpreta o menino. Idris Elba (”Circulo de Fogo”) estrela o filme como um implacável senhor da guerra.

Saiba Mais: , , , ,

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas