Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Filme sobre ativista e thriller são próximos projetos de Steve McQueen

Diretor ainda está trabalhando em minissérie da HBO.

mcqueen_245398b

O The Hollywood Reporter divulgou dois novos projetos do cineasta Steve McQueen (“12 Anos de Escravidão”): uma adaptação da minissérie britânica “Widows” e um filme sobre o ativista Paul Robeson.

A adaptação, que será filmada primeiro e deve iniciar pré-produção ainda este ano, é um thriller que acompanha os planos de um assalto. Exibida pela primeira vez no Reino Unido em 1983, a história chamou a atenção do então adolescente McQueen com sua abordagem do empoderamento feminino. Na trama, três ladrões são mortos durante uma tentativa de assalto e, então, suas viúvas se voltam para as anotações dos falecidos maridos e tentam concluir o assalto. O filme será ambientado nos Estados Unidos dos dias de hoje e será protagonizado por quatro viúvas.

O projeto está nas mãos da New Regency, que também trabalhou com o vencedor do Oscar de Melhor Filme “12 Anos de Escravidão”, e será produzido por Iain Canning e Emile Sherman, de “O Discurso do Rei”. O roteiro será assinado pelo próprio McQueen. O cineasta estava determinado a trabalhar novamente com a New Regency pela dedicação que eles mostraram a sua obra anterior, considerada “comercialmente arriscada” antes de conquistar público e crítica, três prêmios da Academia e arrecadar mais de 180 milhões de dólares ao redor do mundo.

McQueen anunciou também, em uma premiação em Nova York, que realizará um filme sobre o ativista Paul Robeson – um projeto que quer levar às telonas há anos. Segundo o cineasta, “sua vida e legado eram o filme que eu queria fazer após ‘Hunger’, mas eu não tinha o poder para isso”.

Nascido na Filadélfia, Robeson morreu em 1976 e, formado advogado, largou a profissão depois de encarar o racismo do meio. Ele, então, tornou-se um respeitado ator, cantor e ativista de direitos humanos, ganhando fama internacional por sua campanha, no Reino Unido, para melhores salários e condições de trabalho para os mineiros em Gales do Sul. Na premiação, McQueen declarou ter ouvido falar do ativista pela primeira vez aos 14 anos, através de um vizinho que dava a ele artigos e livros que ele acreditava iriam interessar ao jovem – um desses artigos foi sobre Robeson, que McQueen considerou “um ser humano incrível”.

Não há previsão de quando o longa será realizado, mas o diretor já informou que o ator Harry Belafonte (“A Cor da Fúria“), amigo de Robeson, estará no elenco em um papel não especificado. Segundo o cineasta, “nós somos muito sortudos por estarmos juntos transformando este sonho em realidade. Milagres realmente acontecem. Com Paul Robeson e Harry Belafonte, o círculo se fechou”.

Além dos dois novos projetos para o cinema, McQueen ainda está envolvido com “Codes of Conduct”, minissérie atualmente em fase de produção na HBO. Esta é a primeira obra do cineasta, que dirigirá o piloto, para a televisão. A série é descrita como um perturbador e provocante retrato da experiência de um jovem negro adentrando a alta sociedade de Nova York e, recentemente, o jovem Devon Terrell foi anunciado como protagonista.

Saiba Mais:

Mariana González
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas