Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Manifestantes imitam gesto de Jogos Vorazes e são detidos na Tailândia

Saudação usada no filme foi adotada por opositores de golpe militar no país. Rede de cinemas de Bangcoc cancelou exibições do filme.

Três estudantes foram detidos nesta quinta-feira (20) durante a estreia do mais recente filme da série “Jogos Vorazes” na Tailândia após imitarem um gesto usado como símbolo de uma rebelião no filme, como forma de mostrar descontentamento com o golpe militar ocorrido em maio no país.

Na história, uma saudação com três dedos levantados é usada como símbolo de desafio ao poder vigente – o gesto foi adotado pelos opositores ao governo militar tailandês.

O governo local proibiu o gesto. Uma rede de cinemas de Bangcoc cancelou todas as exibições de “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1” após estudantes planejarem um protesto contra o golpe militar em frente a um de seus cinemas. Ativistas dizem que a polícia pressionou a rede a cancelar a exibição do filme. Dois dos detidos eram estudantes ativistas, e o terceiro foi preso após fazer o gesto do lado de fora de um cinema de Bangcoc. Ratthapol Supasopon, um dos estudantes ativistas, negou que o grupo estivesse planejando um protesto. O coronel Visoot Chatchaidet disse à AP que os dois estudantes não serão indiciados:

“Vamos apenas falar com eles e eles poderão ir”.

O filme reflete o que está ocorrendo na nossa sociedade. Quando as pessoas são reprimidas por algum tempo, elas devem querer resistir e lutar por seus direitos”, disse Nachacha Kongudom, de 21 anos, uma das pessoas detidas. “Ir ao cinema é um direito básico das pessoas. Estou aqui hoje para lutar por e proteger meus direitos.

Na quarta-feira (19), cinco estudantes já haviam sido presos por fazerem o gesto do filme durante um discurso do primeiro-ministro do país, Prayuth Chan-ocha, que liderou o golpe como comandante do Exército.

A Lionsgate, empresa que produziu o filme, não comentou a situação.

AP

Saiba Mais:

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas