Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Morre Mike Nichols, diretor de “A Primeira Noite de um Homem” e “Closer”

Cineasta faleceu aos 81 devido um ataque cardíaco.

Segundo a ABC News, o cineasta americano de origem alemã Mike Nichols, ganhador do Oscar de melhor diretor por “A Primeira Noite de um Homem” (1967) e conhecido também por filmes como “Closer: Perto Demais” (2004), morreu nesta quarta-feira (19) aos 83 anos. A morte foi anunciada em nota do presidente da emissora, James Goldston. Nichols era casado com Diane Sawyer, apresentadora da ABC News. Segundo a agência France Presse, Nichols sofreu um ataque cardíaco.

Ele era um verdadeiro visionário, ganhou os maiores prêmios por seu trabalho como diretor, roteirista, produtor e humorista, e foi um dos poucos que venceu o EGOT – Emmy, Oscar, Grammy, Oscar e Tony – durante a carreira“, destacou Goldston, referindo-se às principais premiações do cinema, da TV, da música e do teatro nos Estados Unidos.

Autor de uma obra versátil, que transitou por gêneros como drama, comédia e romance, Mike Nichols estreou como cineasta com “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” (1966), adaptação do sucesso da Broadway. A versão era estrelada por Elizabeth Taylor e Richard Burton. Mas foi por seu segundo trabalho que Nichols escreveu seu nome na história do cinema.”A Primeira Noite de um Homem” (1967) – com Dustin Hoffman no papel de um tímido jovem em crise que se apaixona por uma mulher mais velha vivida por Anne Bancroft – é um registro admirável das angústias e da revolução sexual dos anos 1960. O diretor costumava dizer que, após a estreia, ficou espantado ao notar que o público e a crítica enxergavam a obra como retrato do “conflito de gerações”.

Ao longo de uma carreira de cinco décadas, o cineasta lançou 19 filmes – sua última produção foi “Jogos de Poder” (2007).

Com seu longa anterior, “Closer: Perto Demais” (2004), começou a ser cultuado também por uma nova geração. Adaptação de uma peça homônima, “Closer” apresenta os dramas e tragédias de dois casais interpretados por Jude Law, Natalie Portman, Clive Owen e Julia Roberts.

Mike Nichols deixa a mulher, os filhos Daisy, Max e Jenny e quatro netos.

#RIP

Saiba Mais: ,

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas