Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Atriz latino-americana Elizabeth Peña morre aos 55 anos

Atriz deixa marido e dois filhos adolescentes.

A atriz Elizabeth Peña morreu nesta terça-feira, 14 de outubro, aos 55 anos, em um hospital de Los Angeles. A causa do falecimento não foi divulgada. As informações são do Latino Review.

Nascida em 1959 no estado norte-americano de New Jersey e filha de imigrantes cubanos, Peña acumulou quatro décadas de carreira como atriz, tendo começado no teatro. Em 1978, ela estreou no cinema com um papel em “El Super”, do cineasta cubano Léon Ichaso. Seu último trabalho foi na série “Matador”, no canal pago de Robert Rodríguez El Rey Network, em que interpretava Maritza, a mãe do protagonista. O canal divulgou uma nota sobre o fato:

“Nós estamos profundamente tristes com o falecimento de nossa amiga e colega, Elizabeth Peña. Ela era um exemplo, uma artista realmente extraordinária e uma inspiração em todos os sentidos da palavra. Nossos pensamentos estão com a família e os amigos de Elizabeth neste tempo difícil. Ela deixará muitas saudades.”

O cubano Andy Garcia, que dirigiu a atriz em “A Cidade Perdida”, de 2005, também fez uma declaração:

“Hoje é um dia muito triste com a notícia do falecimento de nossa amada Elizabeth Penã. Elizabeth era uma força da natureza. Uma artista extraordinária. Sempre ousada e livre. Tão linda e cheia de vida e arte. Uma amiga de verdade. Tão passional em seu trabalho, sempre verdadeira e sublime. Sentiremos saudades profundas dela. Nossos maiores sentimentos a sua família. Elizabeth, sua arte e sua alma viverão para sempre em nós.”

Penã atingiu o ápice de sua carreira durante os anos 80, época na qual conquistou papéis de destaque em filmes como “La Bamba”, “Um Vagabundo na Alta Roda”, “Jogo Perverso” e “O Milagre Veio do Espaço”. Algo até hoje raro para uma atriz latina, ela chegou a ser a protagonista de um seriado de comédia no canal ABC entre 1987 e 1988, “I Married Dora”.

Na década de 90, ela apareceu em “Alucinações do Passado”, “Lone Star – A Estrela Solitária” e “A Hora do Rush”, entre muitos outros.Além de dirigir alguns episódios de seriados, Penã trabalhou como dubladora em “American Dad” e em “Os Incríveis”, da Pixar. Ela também apareceu em diversos episódios de “Modern Family” como a mãe da personagem de Sofía Vergara.

Elizabeth Peña deixa o marido, Hans Rolla, dois filhos adolescentes, sua mãe e uma irmã.

Saiba Mais:

Mariana González
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas