Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 02 de setembro de 2014

Documentário The Look of Silence retrata genocídio na Indonésia

É o segundo filme sobre o tema dirigido por Joshua Oppenheimer, indicado ao Oscar de melhor documentário por "O Ato de Matar".

joshua-oppenheimerInédito no circuito comercial brasileiro, o documentário “O Ato de Matar” foi considerado por diversos veículos mundo afora como um dos melhores filmes de 2013. Em seu novo trabalho, “The Look of Silence”, o diretor Josh Oppenheimer coloca os assassinos de “O Ato de Matar” em posição coadjuvante.

O filme acompanha Adi Rukun, um vendedor de óculos indonésio cujo irmão mais velho foi um dos mortos no genocídio. Por meio das entrevistas gravadas pelo diretor, onde os assassinos encenam como matavam as pessoas, Adi se dá conta da gravidade do que ocorreu no passado e decide encará-los.

Na coletiva concedida no Festival de Veneza, Oppenheimer revelou o motivo de ter dirigido mais um documentário sobre o genocídio:

“‘O Ato de Matar’ é um memorial a todos que se foram. Há uma consciência geral na Indonésia de que o que aconteceu foi errado, mas alguns dos assassinos são considerados heróis nacionais. Meu interesse neste filme era em saber como perdoá-los e viver juntos”.

Considerado persona non grata na Indonésia, ele faz o possível para que seus filmes possam ser visto pela população local. “The Look of Silence” é mais um forte candidato aos prêmios principais do Festival de Veneza.

Flávia Queiroz
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas