Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Cinemas na China permitirão troca de mensagens durante filme

Comentários serão exibidos em tempo real na tela.

Otexting-movie aviso de “desligue seu celular durante a sessão” não será mais válido nos cinemas chineses. Segundo o The Hollywood Reporter, está sendo testado por lá um novo serviço que permite o espectador interagir durante o filme com mensagens via celular que serão transmitidas em tempo real na tela.

O sistema, desenvolvido no Japão, se chama “bullet screen” e cobra US$0,10 por mensagem. A nova ideia deve ser implementada primeiramente em filmes voltados para o público adolescente, que são os mais ávidos por tecnologia e que mais utilizam tablets e smartphones. Dessa forma, eles poderão comentar entre si o que gostam ou o que não gostam no filme.

A proposta do serviço é fazer os cinemas competirem com plataformas on-line que disponibilizam obras em dispositivos móveis, algumas até já com essa função de troca de mensagens.

O sistema foi testado recentemente em um cinema no nordeste da China, durante a exibição da animação “The Legend of Qin”. O diretor do longa, Shen Leping, comentou com entusiasmo o novo projeto.

“Nós estamos explorando a forma como a resposta do público pode afetar o filme em si. Estamos, de fato, colocando o diretor e o espectador em termos iguais e acho que muitas das opiniões dos telespectadores são muito úteis para os cineastas”, disse.

Cidades como Pequim, Shanghai e Hangzhou receberão a instalação do novo serviço, que contará com uma censura, proibindo mensagens não relacionadas ao filme ou de cunho político.

Marilia Alencar
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas