Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Festival de Cinema de Sarajevo homenageia o ator Gael Garcia Bernal

Festival comemora a 20ª edição.

Na última sexta-feira (15), o Festival de Cinema de Sarajevo iniciou sua 20ª edição. O número representa o amadurecimento de um evento que nasceu  como um ato de resistência, mas que hoje integra a lista dos mais relevantes no cenário europeu. Entre os pontos altos até aqui, destaque para o prêmio honorário “Heart of Saravejo” concedido ao ator mexicano Gael García Bernal (“Ensaio sobre a Cegueira”) na abertura do evento.

A cada ano, nós temos melhorado a qualidade do Festival, transformando ele, hoje, em algo importante não apenas em nossa região, mas em toda a Europa”.

Há 20 anos, as palavras de Mirsad Purivatra (produtor em “Cirkus Columbia”), fundador e diretor do Festival, seriam impensáveis. Afinal, antes de preocupar-se com sua expansão, o evento concebido durante a Guerra da Bósnia tinha como principal meta protestar contra o Cerco a Saravejo – que sitiou a cidade entre 1992 e 1996.

Passadas duas décadas e em um novo cenário político, atualmente o Festival procura alcançar outros objetivos, como a descoberta de novos cineastas. Para isso, a edição deste ano contará com o maior número de inscritos de sua história, com 214 filmes que representarão 59 países.

Na disputa pelo prêmio principal, nove filmes serão avaliados pelo júri presidido pelo húngaro Belá Tarr (“O Cavalo de Turim”) e a expectativa é que mais de 100 mil pessoas participem do evento, que segue até o dia 23 de agosto.

Saiba Mais:

Talles de Lima
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas