Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Cineasta Lav Diaz ganha o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno

"From Whats Is Before" é eleito o melhor filme pelo júri.

5A5D7DF8BE7BBB267D82C470A2C731

Entre as controvérsias e polêmicas que envolveram sua 67ª edição, como a ausência de Romain Polanski (“O Pianista“), o Festival Internacional de Cinema de Locarno anunciou no último sábado seu grande vencedor: “From What  Is Before”, do diretor filipino Lav Diaz (“Elegy to the Visitor from the Revolution”).

Com apenas US$ 46 mil de orçamento, o filme narra uma série de eventos misteriosos ocorridos nas Filipinas, no ano de 1972, quando o país encontrava-se sob a lei marcial, instituída pelo então presidente Ferdinand Marcos.

Este filme foi construído sobre as lembranças de minha infância. Todas as personagens são reais, eu mudei apenas os nomes. Esse período marca o início de um cataclismo, os tempos mais terríveis de nossa história”, afirmou o diretor.

Se comercialmente o filme com 5h38 de duração e em preto e branco poderá encontrar resistência, os admiradores do cinema independente e autoral consideraram a consolidação do nome de Lav Diaz.

Em 2007 e 2013, o cineasta já havia sido premiado pelos longas-metragens “Death in the Land of Encantos” e “Norte, the End of History”, nos festivais de Veneza e Cannes, respectivamente.

Para o Brasil, o destaque desta edição do Festival Internacional de Cinema de Locarno ficou por conta do filme “Vento de Agosto”, de Gabriel Mascaro (“A Onda Traz, O Vento Leva“), que ganhou uma menção honrosa do júri.

Talles de Lima
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas