Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 23 de abril de 2014

18ª edição do Cine PE Festival do Audiovisual começa neste sábado (26)

Competição internacional é uma das grandes novidades do ano.

O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson, é uma das atrações da 18ª edição do Cine PE

Ao lado da reconhecida produção cinematográfica pernambucana, o Cine PE Festival do Audiovisual se estabeleceu como um dos principais eventos de cinema do Brasil. Chegando à 18ª edição, o evento traz como principal novidade a internacionalização das mostras, que agora se dividem em quatro panoramas a serem exibidos de 26 de abril a 02 de maio no Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda.

Na Mostra Internacional, competem seis longas de ficção. Entre os nacionais estão “O Menino do Espelho”, de Guilherme Fiuza Zenha; “Muitos Homens Num Só”, de Mini Kerti, e “Mundo Deserto de Almas Negras”, de Ruy Veridiano. A programação ainda conta com a coprodução Chile/Brasil “Romance Policial”, de Jorge Durán; o argentino “Todos Tenemos Un Plan”, de Ana Piterbarg, e o italiano “Anni Felici”, de Daniele Luchetti. Os longas documentais se juntam na Mostra Doc Cine PE, com exibição dos nacionais “Corbiniano”, de Cezar Maia, e “O Mercado do Notícias”, de Jorge Furtado, além dos portugueses “1960”, de Rodrigo Areias, e “E Agora? Lembra-me”, de Joaquim Pinto.

Já os curtas-metragens se dividirão em duas mostras, uma delas especial para valorizar a produção local em ascensão. A Mostra Pernambuco exibirá seis obras: “Ponta de Pedros e Pedras”, de Hermano Figueiredo; “Rabutaia”, de Brenda Lígia; “Tesouros do Araripe: Os Fósseis da Humanidade”, de Tito Aureliano; “Au Revoir”, de Milena Times; “Severo”, de Danilo Baracho”; e “Frascos”, de Ariana Nuala.

A Mostra Curta Brasil conta com sete produções de cinco estados brasileiros: “Ecce Homo”, de Clodoaldo Lino (RJ); “O Filho Pródigo”, de Felipe Arrojo Poroger (SP); “Notícias da Rainha”, de Ana Johann (PR); “Tubarão”, de Leo Tabosa (SP); “No Movimento da Fé”, de Fernando Segtowick e Thiago Pelaes (PA); “No Tiro do Bacamarte… Explode a Cultura Pernambucana”, de Xisto Ramos (PE), e “Linguagem”, de Luiz Rosemberg Filho (RJ).

De acordo com os diretores do Cine PE, Alfredo e Sandra Bertini, a intenção de internacionalizar as mostras já estava planejada. Para brindar o público com a novidade, será exibido o longa americano inédito “O Grande Hotel Budapeste” (foto), de Wes Anderson, na noite de abertura do festival. Também na Mostra Hors Concours está o nacional “Getúlio”, de João Jardim.

O Cine PE celebrará os 50 anos do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. Grande marco do Cinema Novo, o longa foi lançado em 1964 e concorreu à Palma de Ouro em Cannes. Outras duas homenagens serão entregues à atriz Laura Cardoso e ao ator, diretor e crítico de cinema cearense José Wilker, falecido no início de abril.

Saiba Mais:

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas