Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Morre, aos 95 anos, o diretor dinamarquês Gabriel Axel

Cineasta ficou conhecido pelo filme A Festa de Babette.

Gabriel Axel

O diretor dinamarquês Gabriel Axel morreu neste domingo (9) aos 95 anos, segundo informou sua família através de comunicado divulgado nesta segunda-feira (10), sem revelar a causa da morte. O cineasta ficou mais conhecido por seu trabalho em “A Festa de Babette”, pelo qual foi agraciado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988. Com informações do site Globo.

Axel foi o primeiro dinamarquês a vencer a categoria na premiação, por sua adaptação do romance homônimo da escritora dinamarquesa Isak Dinesen. Ele nasceu na cidade de Aarhus, mas cresceu em Paris, onde seu pai tinha uma fábrica de móveis. Ele também tem várias produções francesas para televisão como “Les colonnes du ciel” e “Antoine et Julie”.

Axel retornou à Dinamarca, onde se formou como ator no Teatro Real. Após breve atuação na França, ele estreou como diretor em 1955. Sua última produção foi o filme “Leila”, de 2001. É curioso saber que o filme “A Festa de Babette” virou um projeto em 1973, mas somente foi rodado uma década depois e lançado em 1987.

Saiba Mais: ,

Marcela Gelinski
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas