Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Pôsteres de 12 Anos de Escravidão geram polêmica na Itália

Publicidade é acusada de racismo por destacar personagens brancos.

Segundo o site Digital Spy, “12 Anos de Escravidão“, um dos longas favoritos aos prêmios de melhor filme de 2013 na temporada de premiações do cinema, tornou-se alvo de protestos nas redes sociais. Tudo porque, na Itália, a distribuidora do filme produziu pôsters que traziam os personagens de Brad Pitt (“Guerra Mundial Z“) e de Michael Fassbender (“O Conselheiro do Crime“) em grande destaque, e não o protagonista da produção, Chiwetel Ejiofor (“Salt“). Veja os pôsters da produção abaixo, registrados por um frequentador e divulgados no blog Oh No They Didn’t!:

Pôsters de 12 Anos de Escravidão

Tudo poderia passar despercebido não fosse o filme em questão um longa que aborda a escravidão de negros nos Estados Unidos. Para agravar a situação, o tempo de tela que Pitt tem em “12 Anos de Escravidão” é consideravelmente pequeno e o personagem de Michael Fassbender é o grande algoz do protagonista da fita.

Tenho seguido a trajetória desse filme por meses e mal posso esperar para assistí-lo, mas onde é que eles estavam com a cabeça?“, disse uma cinéfila na rede social Tumblr.Eu não me lembro de Brad Pitt ser o protagonista do filme ou ter tanta relevância assim na história para ficar no centro do pôster…“, disse outra em uma rede social.

12 Anos de Escravidão” é um dos filmes mais aclamados de 2013 e já recebeu recordes de indicações em alguns dos principais prêmios da temporada que antecedem o Oscar, entre eles o Globo de Ouro e o SAG Awards, premiação do sindicato dos atores. O longa, dirigido por Steve McQueen (“Shame“), conta a história de um ex-escravo (Ejiofor) que retorna ilegalmente a sua antiga condição. Além dos atores já mencionados, estão na produção Benedict Cumberbatch (“Além da Escuridão – Star Trek“), Sarah Paulson (da série “American Horror Story“), Paul Dano (“Os Suspeitos“) e a novata Lupita Nyong’o, favorita aos prêmios de melhor atriz coadjuvante da temporada pelo seu trabalho no longa.

O longa estreou nos Estados Unidos no dia 08 de novembro de 2013. A estreia no Brasil será apenas em 04 de abril de 2014.

Saiba Mais: , , , ,

Wanderley Teixeira
@rain_frogs

Compartilhe


Notícias Relacionadas