Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 25 de novembro de 2013

2º edição da Mostra África Hoje exibe 18 documentários em Salvador

Evento gratuito começa amanhã (26).

Caravane de remerciement Sidi Bouzid , Tunisia. 2011. © Ons AbidA Mostra África Hoje realiza a segunda edição de 26 de novembro a 01 de dezembro, na Caixa Cultural Salvador (BA), oferecendo um vasto panorama da produção africana contemporânea de documentários, realizados por cineastas de diversas nacionalidades como Senegal, Tunisia, Moçambique, Portugal, Egito, Inglaterra, EUA entre outros.

O evento exibirá 18 filmes – entre longas e médias metragens – a maioria inédito no circuito comercial. Os documentários abordam temas múltiplos do universo dos países africanos, alguns muito próximos da realidade brasileira, despertando uma reflexão sobre as diversas maneiras de lidar com questões complexas. Entre eles, está o filme de abertura “Rouge Parole” (Tunísia/ 2011 – foto), um dos principais relatos sobre a Revolução da Tunísia, eleito um dos 12 melhores documentários de 2012 pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de NY).

Outro destaque da mostra é o filme “Onde a Água Encontra o Céu” (Reino Unido/2008). Narrado pelo vencedor do Oscar Morgan Freeman e escrito por Jordan Roberts (“Marcha dos Pinguins”), o longa conta a inspiradora história de um grupo de mulheres em uma região remota do norte da Zâmbia que alcançam o inimaginável: aprender a fazer um filme como uma forma de falar sobre suas vidas, levantando uma questão que ninguém vai discutir – a situação das mulheres jovens órfãs devido à AIDS.

A Copa do Mundo é tema do documentário  “Fahrenheit 2010” (África do Sul – 2009), que mostra uma investigação do que realmente significou para os sul-africanos os jogos mundiais no país.  Uma África Rica por meio do seu povo e de sua cultura pode ser vista em documentários como “A Espera dos Homens” (Senegal, 2007), enquanto pintam suas casas um grupo de mulheres fala das suas relações com os homens de uma forma muito aberta.  Já “Benda Bilili” (República Democrática do Congo/ 2010) mostra um grupo de músicos portadores de deficiência física resultante de poliomielite que conquistou o mundo.

A programação oferece uma ampla amostragem do que de melhor foi produzido nos últimos anos, com uma inteligente e sensível escolha de filmes que abordam temas e situações emblemáticas de diversos países. A entrada é gratuita. Info:  (71) 3421-4200.

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas