Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cine PE abre inscrições e anuncia mostra competitiva internacional

18ª edição do festival pernambucano acontece de 25 de abril a 03 de maio.

CinePE2014Estão abertas até 31 de janeiro de 2014 as inscrições para as mostras competitivas do Cine PE – Festival do Audiovisual, que chega à 18ª edição anunciando novidades. O evento, que acontece de 25 de abril a 03 de maio, em Olinda (PE), agora se torna internacional, incluindo longas-metragens estrangeiros, além de uma programação competitiva fragmentada.

O festival agora será formado pelas Mostra de Curtas-Metragens Pernambucanos – Mostra Pernambuco; Mostra Nacional de Curtas-Metragens – Mostra Curta Brasil; Mostra Nacional de Documentários – Doc Cine PE, da qual poderão participar também filmes de outros países; e Mostra Internacional de Cinema do Recife, para filmes de ficção. Poderão se inscrever para a Mostra Pernambuco e para a Mostra Curta Brasil produções em ficção, animação e documentário.

As inscrições para as mostras competitivas são gratuitas pelo site oficial. A produção do evento lembra que permanece a exigência das das inscrições de todos os filmes concorrentes (curtas ou longas) em 35mm ou digital HD. Serão mantidos os critérios convencionais no processo seletivo da Mostra Pernambuco e Mostra Curta Brasil com uma curadoria específica. Uma outra curadoria especial fará a seleção dos longas-metragens das mostras Doc-Cine PE e Mostra Internacional de Cinema do Recife. Os resultados do processo seletivo serão divulgados até a primeira quinzena de abril de 2014.

As produções selecionadas para a Mostra Pernambuco concorrerão às premiações de Melhor Filme e Melhor Direção. Para a Mostra Curta Brasil, haverá os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator e Melhor Atriz. Os concorrentes da Mostra Doc Cine PE estarão sujeitos às premiações Melhor Filme e Melhor Direção.

Para a Mostra Internacional de Cinema do Recife, haverá 12 prêmios: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator e Melhor Atriz. Além do cobiçado Troféu Calunga, o Cine PE poderá contemplar os vencedores com prêmios em dinheiro ou serviço, oferecidos por apoiadores e patrocinadores do festival.

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas