Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Diretor Kleber Mendonça Filho crítica modo de produção da Globo Filmes

Executivo da Globo Filmes respondeu à crítica propondo um desafio.

Kleber Mendonça Filho

O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho (“Crítico“), diretor do longa brasileiro “O Som ao Redor”, entrou numa discussão com a produtora Globo Filmes após uma entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo, publicada no ultimo domingo, em que dizia:

“Se meu vizinho lançar o vídeo do churrasco dele no esquema da Globo Filmes, ele fará 200 mil espectadores no primeiro final de semana. As produções da Globo Filmes são realizadas com muita grana e lançados com muita grana. Gastam R$ 6 milhões mas parecem ter custado R$ 800 mil porque têm dois apartamentos, quatro atores da Globo, um cachorro e um gato.”

Após a declaração, Cadu Rodriguez, diretor executivo da distribuidora, respondeu enviando um e-mail ao cineasta e propondo um desafio para ele:

“Desafio o cineasta Kleber Mendonça Filho a produzir e dirigir um filme e fazer 200 mil espectadores com todo o apoio da Globo Filmes! Se fizer, nada do nosso trabalho será cobrado do filme dele. Se não fizer os 200 mil, assume publicamente que, como diretor, ele talvez seja um bom crítico”.

Em Istambul, onde o seu filme será exibido numa sessão especial, Kleber respondeu à provocação feita pelo executivo, agradecendo e concluído o assunto, propondo outro desafio:

“Devolvo eu um outro desafio: Que a Globo Filmes, com todo o seu alcance e poder de comunicação, com a competência dos que a fazem, invista em pelo menos três projetos por ano que tenham a pretensão de ir além, projetos que não sumam do radar da cultura depois de três ou quatro meses cumprindo a meta de atrair alguns milhões de espectadores que não sabem nem exatamente o porquê de terem ido ver aquilo. Esse desafio visa a descoberta de novos nomes que estão disponíveis, nomes jovens e não tão jovens que fariam belos filmes brasileiros que pudessem ser bem vistos, se o interesse de descoberta existisse de membro tão forte da cadeia midiática nesse país, e cujos produtos comerciais também trabalham com incentivos públicos que realizadores autorais utilizam”

Elogiado pela crítica estrangeira, ganhando o destaque em uma publicação no jornal norte-americano NY Times, o filme “O Som ao Redor” recebeu o prêmio de melhor filme no Festival do Rio em 2012, teve o orçamento de R$ 1,8 Milhão, e foi visto por 72 mil pessoas em sete semanas de exibição, segundo o site Uol.

Saiba Mais: , ,

Rômulo Mendes
@

Compartilhe


Notícias Relacionadas