Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Escola carioca de cinema celebra dez anos de atividades

101 curtas foram produzidos desde a sua fundação.

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro reunirá conselheiros, ex-alunos e profissionais renomados da área audiovisual para a celebração dos seus 10 anos de atividades em evento nesta terça (23), que contará com uma síntese de cinema, música e poesia. Na ocasião, a instituição exibirá fragmentos de filmes produzidos por alunos e o lançamento de DVD com uma seleção de curtas. e outras atrações.

A escola já formou mais de 3600 alunos vindos de diferentes estados do Brasil e de diferentes países da Europa e da América do Sul e caminha junto com a ‘retomada do cinema brasileiro’, iniciada em 1992 e alavancada em 2002 com o filme “Cidade de Deus”. Há uma década, a instituição transforma e influencia o mercado audiovisual carioca, se apresentando como um espaço aberto à experimentação, reflexão e pesquisa de novas linguagens e novos meios de desenvolvimento da atividade do audiovisual.

Ao longo dos dez anos, os alunos produziram um total de 101 curtas-metragens. Entre os trabalhos reconhecidos estão os curtas “Tá”, dirigido pelo aluno Felipe Sholl, em 2008, que foi o primeiro filme brasileiro a ganhar o prêmio “Teddy Bear”, do Festival de Berlim, e “O Som e o resto”, de André Lavaquial, que, também em 2008,  participou da mostra Cinèfondation do Festival de Cannes. Outro destaque é a diretora e roteirista Julia Murat, formada pela escola, que já conquistou quase trinta prêmios com o longa-metragem “Histórias Que Só Existem Quando Lembradas” (foto), cuja primeira versão do roteiro foi desenvolvida por ela enquanto aluna.

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas