Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sam Mendes tem Christopher Nolan como inspiração para o novo 007

Diretor cita o sucesso de "Batman - O Cavaleiro das Trevas".

Um dos grandes nomes da produção de “007 – Operação Skyfall” é sem dúvidas o diretor Sam Mendes (“Beleza Americana”). Premiado por seu trabalho, Mendes foi convencido por seu amigo pessoal Daniel Craig (“A Bússola de Ouro”) a aceitar o comando do mais recente filme do agente  James Bond. O diretor pretende elevar a franquia a outro patamar, fazendo o espião britânico figurar entre as principais premiações de 2013.

O cineasta reconhece que “Skyfall” difere em muito do estilo que gosta de trabalhar. Para se preparar, Mendes fala que buscou inspiração em Christopher Nolan (“A Origem”) e seu trabalho em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”.

“Os termos que [Nolan] atingiu, especialmente no segundo filme, ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’, foi algo excepcional. Foi um jogo de escolhas para todos”, falou Mendes ao site Indie Wire.

O diretor comentou ainda que acredita que as grandes franquias estão à mercê do milionário mercado cinematográfico.

“Nós estamos em uma indústria em que temos somente filmes muito grandes ou muito pequenos, com quase ninguém ocupando o meio. Seria uma tragédia se todos os filmes sérios fossem considerados pequenos, e todos os filmes pipoca fossem tão grandes, mas não tivessem nada a dizer”, lamentou Mendes.

Para ele, a segunda investida de Nolan na franquia “Batman” mostrou que é possível fazer filmes para o grande público capazes de levar um mensagem além do puro entretenimento.

“O que Nolan conseguiu provar é que é possível se fazer um grande filme envolvente e divertido ao mesmo tempo, e que consegue falar algo sobre o mundo em que vivemos… É o caso de ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’… Eu acredito que filmes sobre o mundo pós o 11 de setembro [de 2001], que  discutem nossos medos e o porquê de eles existirem, são incrivelmente corajosos e interessantes. Isso me ajudou a criar confiança para dirigir um filme com esse aspecto, algo que sem ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’ não seria possível… Está claro que conseguimos fazer um filme sombrio que as pessoas querem ver”, conclui o diretor.

“007 – Operação Skyfall” é o 23º longa da franquia Bond, e o terceiro de Craig como o protagonista. Dessa vez, a lealdade de Bond para com M (Judi Dench, de “J. Edgar”) é testada quando o passado da comandante do serviço de inteligência volta para assombrá-la. Quando o MI6 é atacado, 007 precisa localizar e destruir a ameaça, não importa quão pessoais sejam os riscos.

O elenco do filme ainda é composto pelos atores Javier Bardem (“Vicky Christina Barcelona”), Naomie Harris (“Piratas do Caribe: No fim do Mundo”), Bérénice Marlohe (“L’art de séduire“), Ralph Fiennes (“Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte 2”), Albert Finney (“O Ultimato Bourne”), Ben Whishaw (“Perfume: A História de Um Assassino”), Helen McCrory (“A Invenção de Hugo Cabret”), entre outros. No roteiro estão Neal Purvis e Robert Wade (ambos de “007 – Quantum of Solace”) e John Logan (“Gladiador”).

A estreia no Brasil acontecerá dia 26 de outubro deste ano.

Saiba Mais: , ,

Artur Lopes
@thelopesid

Compartilhe


Notícias Relacionadas