Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 11 de maio de 2012

Veja o teaser do documentário sobre o Circo Voador, de Tainá Menezes

Um dos principais espaços de cultura do Rio de Janeiro ganha documentário que resgata 30 anos de história.

Quem se dispõe a conhecer o Rio de Janeiro que vai além das praias de Copacabana e Ipanema ou das badaladas lojas do Leblon descobre um dos patrimônios culturais da cidade cravado no coração da Lapa, bairro boêmio da antiga capital federal. O Circo Voador chega aos 30 anos com um presente especial da cineasta Tainá Menezes (“Memória Cubana”). A montadora estreia na direção com um documentário que resgata a trajetória do famoso palco, responsável por revelar alguns dos mais importantes nomes da música brasileira nas últimas décadas. Produzido pela Kanoa Filmes, o longa-metragem “Circo Voador – A Nave” traz depoimentos de mais de 50 personalidades que fazem parte desta história. Assista ao primeiro teaser do documentário:

Artistas como Lobão, Evandro Mesquita, Frejat, Lenine e Gilberto Gil relembram o início do projeto, em janeiro de 1982, quando a lona do Circo Voador foi erguida na praia do Arpoador, em Ipanema. Criado para abrigar cursos de teatro e alavancar o cenário artístico da cidade, o espaço surgiu em um momento de efervescência cultural e se tornou um símbolo da luta contra a ditadura militar. O Circo ainda enfrentou muitos percalços ao longo de seus 30 anos.

Após se fixar na Lapa, em outubro de 1982, o projeto abraçou outras ideias e envolveu a comunidade carioca em iniciativas de cunho social. De 1996 a 2004, no entanto, o espaço permaneceu fechado, após um polêmico decreto do então prefeito César Maia. Desde sua reabertura, a casa tem se tornado um dos principais pontos de cultura do Rio e já recebeu shows de artistas como Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso, Titãs, Pitty, e os internacionais Franz Ferdinand, Cat Power, Nouvelle Vague e Nightwish.

O documentário de Tainá Menezes estreia em outubro.

Túlio Moreira
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas