Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 07 de maio de 2012

Ceará recebe em maio o FestFilmes – Festival Luso Afro Brasileiro

Fortaleza e mais 24 municípios participam das exibições de 13 a 18 de maio.

O Ceará sediará o FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, que coloca em atividade uma ampla e abrangente estratégia de difusão e exibição de filmes. A etapa presencial acontece  entre os dias 13 e 18 de maio em diversos equipamentos culturais de Fortaleza, Maranguape, Redenção e mais 22 municípios e contempla, sobretudo, obras audiovisuais da Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Em sua primeira edição, o FestFilmes destaca as mostras competitivas aos filmes de curta duração: Mostra Iracema, de filmes cearenses (regional); Mostra Nascente, de filmes brasileiros realizados por estreantes na sétima arte (foto: “Timing”, de Amir Admoni); e Mostra Atlântica (internacional).

A Mostra Outros Festivais, não competitiva, apresenta o Fike – Festival Internacional de Curtas-Metragens, de Évora (Portugal), que traz consigo um acervo audiovisual a ser conferido pelo público, ressaltando-se ainda a presença de seu diretor João Paulo Macedo — membro convidado do júri técnico que avaliará a Mostra Atlântica.

Destacam-se duas outras atividades especiais: a Mostra Canudos, que homenageia a obra do reconhecido documentarista brasileiro Silvio Tendler, que exibirá no histórico cenário de Maranguape, em seu Teatro Municipal, sete das suas realizações; e a Mostra Ceará XXI, que trará alguns dos mais significativos filmes de curta duração produzidos no Ceará durante a primeira década do século XXI.

Os vencedores das mostras serão escolhidos por voto popular durante a etapa presencial e as premiações somam R$ 47 mil em dinheiro. Foram selecionados inicialmente 25 filmes de cada categoria pela curadoria do FestFilmes. Mais informações no site oficial.

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas