Nos últimos 16 anos, James Cameron (“O Exterminador do Futuro 2: Julgamento Final“) trabalhou em apenas dois filmes: “Titanic” e “Avatar“. Ambos são considerados obras-primas do diretor nos quesitos produção e desenvolvimento de novas tecnologias, devido a trabalhos extensos de sua equipe de pesquisa e criação. Para o cineasta, agora é a hora de aproveitar todo esse mundo que foi criado.

Em uma visita ao Festival de Cinema de Pequim, Cameron deu uma entrevista para o The New York Times.

Eu dividi meu tempo nos últimos 16 anos entre a exploração do fundo do mar e as filmagens. Eu fiz dois filmes em 16 anos e estive em oito expedições. Ano passado, eu praticamente desmontei a área de desenvolvimento de minha empresa. Eu não estou interessado em desenvolver nada. Estou no ramo de ‘Avatar’. Ponto. É isso. Eu estou fazendo ‘Avatar’, ‘Avatar 2′, ‘Avatar 3′ e talvez ‘Avatar 4′“, declarou.

O cineasta declarou que tudo que ele precisa dizer, em termos de cinema, poderá ser feito nas sequências de “Avatar” ou em documentários.

Eu não estou aceitando roteiros. E isso parece muita restrição, mas o ponto é que dentro do mundo de ‘Avatar’ eu posso dizer tudo que preciso dizer e que eu acho que precise ser dito. E tudo que eu não possa dizer nesse mundo, eu direi em documentários, que continuarei fazendo“, disse.

Cameron também falou que “Avatar 2″ e “Avatar 3″ serão gravados juntos, o que pode fazer com que o segundo filme não chegue às telonas na data prevista de dezembro de 2014.