Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

15ª Mostra de Cinema de Tiradentes anuncia produções vencedoras

Premiados foram anunciados em cerimônia de encerramento no último sábado (28).

Foram anunciados na noite de sábado (28), os filmes premiados na 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O Júri Jovem e o Júri da Crítica escolheram cada um seu Melhor Filme entre os longas apresentadas dentro da Mostra Aurora, seção dedicada a diretores em início de filmografia. Além disso, os curtas-metragens da Mostra Foco também foram avaliados por esse mesmo Júri da Crítica. Já o tradicional Júri Popular contemplou os preferidos do público entre os longas e curtas-metragens exibidos dentro da programação.

Como Melhor Filme, foi eleito pelos cinco membro do Júri da Crítica o longa do Distrito Federal, “A Cidade é Uma Só”, de Adirley Queirós.  Já o Júri Jovem elegeu, como Melhor Filme da Mostra Aurora, o documentário carioca “HU”, de Pedro Urano e Joana Traub Cseko. Já entre os 10 títulos que compunham a Mostra Foco, a seleção competitiva dos curtas da Mostra Tiradentes, foi eleito como Melhor Curta “Quando Morremos à Noite”, de Eduardo Morotó, do Rio de Janeiro.

Já os vencedores do Júri Popular foram escolhidos a partir da votação do público após as sessões da Mostra. Entre os curtas-metragens, o vencedor do Troféu Barroco do Júri Popular foi “L” (foto), de Thais Fujinaga, agraciado assim com o prêmio Aquisição Canal Brasil, que contempla o valor de R$ 15 mil e a exibição do filme na grade de programação. Entre os longas, foi escolhido pelo público da Mostra de Tiradentes como Melhor Longa o documentário “O Mineiro e o Queijo”, de Helvécio Ratton.

Veja abaixo os premiados da 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

JÚRI DA CRÍTICA
Prêmio Aurora de Melhor Filme – “A Cidade é Uma Só?”, de Adirley Queirós (DF)
Prêmio Aurora de Melhor Curta – “Quando Morremos à Noite”, de Eduardo Morotó (RJ)

JÚRI JOVEM
Prêmio Aurora de Melhor Filme – “HU”, de Pedro Urano e Joana Traub Cseko (RJ)

JÚRI POPULAR
Melhor Curta – “L”, de Thais Fujinaga (SP)
Melhor Longa – “O Mineiro e o Queijo”, de Helvécio Ratton (MG)

PRÊMIO AQUISIÇÃO CANAL BRASIL
“L”, de Thais Fujinaga (SP)

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas