O jornal britânico The Guardian realizou uma enquete nada fácil entre os fãs da saga de Harry Potter. O periódico quis saber qual o personagem favorito de quem acompanhou as histórias do Menino Bruxo, que renderam sete livros e oito adaptações cinematográficas. Pois de um total de cerca de 70.000 votos, o personagem Severo Snape levou o título com 20% da preferência, seguido de perto pela melhor amiga de Potter, Hermione Granger. De caráter ambíguo até o final da saga, Snape ganhou rosto e voz – calculadamente monótona – na excelente interpretação de Alan Rickman (o eterno vilão Hans Gruber de “Duro de Matar”), arrebatando milhões de fãs com seu desprezo irremediável por Harry e suas maneiras sombrias. Já a bruxinha foi vivida pela estreante Emma Watson que, ao fim da franquia cinematográfica, foi a mais elogiada pelo crescimento de sua atuação.

O personagem título, vivido no cinema por Daniel Radcliffe (do vindouro “The Woman in Black”), teve que contentar-se com o quarto lugar, atrás de Sirius Black (Gary Oldman, o Comissário Gordon da recente trilogia “Batman”) e à frente de Ron Weasley (Rupert Grint), seu melhor amigo nas histórias. O temido vilão Lord Voldemort, interpretado por Ralph Fiennes (“O Paciente Inglês”), amargou um 17˚ lugar.

Já a autora dos livros, J. K. Rowling, sempre declarou que seu personagem favorito era obviamente Harry Potter, mas, questionada pelo The Guardian, revelou que adoraria ter um bom jantar com o diretor de Hogwarts Alvo Dumbledore (vivido no cinema por Richard Harris e Michael Gambon). “Teríamos muito o que conversar, e eu adoraria seus conselhos”, disse.

Veja a lista completa com a classificação de 40 personagens no site do jornal.