Mais uma surpresa na produção de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, terceiro episódio da franquia do Homem-Morcego dirigida por Christopher Nolan (“A Origem”). Após algumas fotos da gravação de uma cena de luta entre Batman (Christian Bale, de “O Vencedor”), o vilão Bane (Tom Hardy, de “A Origem”) e vários criminosos e policiais de Gotham terem caído na web – ninguém sabe se intencionalmente – nesta semana, a Warner Bros. divulgou ontem uma das imagens mais aguardadas da produção: o visual de Selina Kyle, interpretada por Anne Hathaway (“O Diabo Veste Prada”), como Mulher-Gato. Veja abaixo e clique para ampliar:

No entando, a foto despertou mais inquietação no público que contentamento. As principais dúvidas giram em torno da total descaracterização da personagem em relação à concepção tradicional de quadrinhos, desenhos animados e mesmo filmes anteriores. O que podemos captar da imagem é que, embora parcialmente encoberto, seu traje é aparentemente simples, com uma textura semelhante a fibra de carbono, gerando um aspecto dentro da tendência atual de uniformes de super-heróis no cinema – vide os trajes do Homem-Aranha em seu reboot e do novo Superman. Os óculos high-tech, que parecem incorporar câmeras, sensores e um tipo especial de iluminação, lembram bastante a concepção dos gadgets do próprio Batman – seriam eles fabricados pela Wayne Tech?

É sabido que o visual mais recente da personagem nos quadrinhos faz uso de lentes estilosas, mas continuam a máscara tipo capuz, as orelhas de gato e as garras. Será que Nolan abriu mão visual tradicional em nome da realidade sobre a qual baseia seus filmes? Muitos afirmam que o diretor talvez não tenha encontrado justificativa real para caracterizar Selina com o uniforme felino, mas se Nolan conseguiu inserir com maestria o terno roxo para o Coringa em “O Cavaleiro das Trevas” e, ao que parece, arranjou uma justificativa para a bizarra máscara de Bane neste longa, bem que poderia satisfazer o público e trazer a Mulher-Gato em seu traje completo.

Especula-se também a possibilidade de ser um visual preliminar ou mesmo intermediário na progressão da história, já que não sabemos o contexto a que pertence Selina Kyle neste próximo filme. Completando a estranheza dos fãs, a personagem de caráter sempre ambíguo – ora vilã, ora aliada -, surge montada na famosa motocicleta batpod, em um local semelhante ao que vimos do refúgio de Batman até então. Resta aguardar e confiar em Nolan.

Abaixo você confere algumas fotos do set que mostram a dublê de Hathaway no batpod, vestindo a roupa da personagem. Nessas imagens dá pra ter uma noção de como o visual inteiro vai ficar:

E a dublê da personagem foi vista nos sets, com uma máscara em mãos:

“Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” também conta com Joseph Gordon-Levitt (“A Origem”), Marion Cotillard (“Meia-Noite em Paris”), Liam Neeson (“72 Horas”), Morgan Freeman (“Red – Aposentados e Perigosos”) e Michael Caine (“A Origem”).

O roteiro foi escrito pelo diretor Chris Nolan, seu irmão mais novo Jonathan, e David Goyer (o mesmo trio de “Batman Begins” e “O Cavaleiro das Trevas”).

O longa tem previsão de estreia para 20 de julho nos Eua e uma semana depois, 27 de julho, no Brasil.