Em entrevista ao jor300Espartanal The Los Angeles Times, o mestre dos quadrinhos Frank Miller contou qual será o tema da continuação da HQ “300 de Esparta”, que foi adaptada ao cinema em 2006. O quadrinho, chamado “Xerxes”, se passará 10 anos antes do rei Leônidas defender o Estreito de Termópilas do gigantesco exército persa e retratar a Batalha da Maratona.

O episódio, que ocorre durante a primeira invasão persa à Grécia, é o divisor de águas no conflito entre as duas civilizações ao mostrar que as cidades gregas poderiam derrotar o gigantesco exército oriental.  O nome da produção refere-se ao personagem do brasileiro Rodrigo Santoro em “300″: o imperador persa Xerxes, que quer subjugar o exército espartano liderado pelo rei Leônidas.

O foco da história deve ser no embate bélico da batalha de Maratona e deve remontar à infância de Xerxes. “Será minha visão sobre a Batalha de Maratona. Terminei o enredo e estou começando a trabalhar na arte”, afirmou Frank Miller. O quadrinista garante que está mais preocupado em retomar a dimensão mítica do conflito do que com acuidade histórica.

Dado o sucesso da adaptação cinematográfica da primeira HQ, que custou 67 e arrecadou US$ 456 milhões em todo o mundo, os estúdios já demonstram interesse em transportar a obra ao cinema.  O diretor Zack Snyder afirmou à imprensa que toda a equipe aguardará até que Frank Miller produza, conclua e publique a história em quadrinhos na qual o filme deverá ser baseado.