Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Descubra dez fatos curiosos sobre os indicados ao Oscar 2018

Com o anúncio oficial dos indicados à 90ª edição do Oscar, recordes e tabus foram quebrados e muitas novidades aconteceram!

Nesta terça-feira (23/01) houve o anúncio oficial pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos indicados a maior premiação do cinema mundial: o Oscar. Além do número de indicações que cada filme levou, esta tão tradicional e marcante cerimônia fez surgirem novidades e algumas curiosidades interessantes. Pensando nisso, o Cinema Com Rapadura reuniu 10 fatos notáveis sobre esta que será a 90ª edição do prêmio.

Greta Gerwig tornou-se a 5ª mulher indicada ao prêmio de Melhor Direção

Apenas pela quinta vez, em quase 90 anos de premiação, o Oscar indicou uma mulher para a categoria de Melhor Direção. A escolhida da vez foi a americana Greta Gerwig pelo filme “Lady Bird – Hora de Voar”. Antes dela, Lina Wertmüller (por “Pasqualino Sete Belezas”, de 1975), Jane Campion (por “O Piano”, de 1993), Sofia Coppola (por “Encontros e Desencontros”, de 2003) e Kathryn Bigelow (por “Guerra ao Terror”, de 2008), sendo a última a única a vencer o prêmio.

Filmes de terror voltando ao sucesso

Entre os indicados desse ano, “Corra!” também fez história ao marcar a volta dos filmes de terror para a categoria de Melhor Filme. O último a concorrer havia sido “O Sexto Sentido”, em 2000. O único vencedor dentro desse gênero na maior categoria da premiação é “O Silêncio dos Inocentes”, que faturo o troféu no ano de 1992.

Jordan Peele quebrando recordes e tabus

Dentre as maiores surpresas da edição de 2018, está a indicação de Jordan Peele ao prêmio de Melhor Diretor por “Corra!”. Ele se tornou o quinto negro a ser indicado a esta categoria, e pelo segundo ano consecutivo, já que Barry Jenkins apareceu por “Moonlight – Sob a luz do luar”, no ano passado. Antes deles, John Singleton (por Os Donos da Rua”, de 1991), Lee Daniels (por “Preciosa”, de 2009), e Steve McQueen por (“12 anos de Escravidão”, de 2013) também foram indicados.

Além desse feito, Peele também tornou-se o primeiro negro a ser indicado como diretor, roteirista e produtor, já que ele foi responsável por todos estes cargos em “Corra!”.

Agnès Varda recebeu sua primeira indicação

Esse também foi o ano para reconhecimento de uma das diretoras mais renomadas da sétima arte: Agnès Varda. A belga, conhecida mundialmente pelo filme “Cléo de 5 à 7” (1962), recebeu uma indicação como produtora e diretora pelo documentário “Faces Places”, aonde ela e o fotógrafo JR passeiam pela França discutindo com as pessoas sobre o valor da arte. Esse longa figurou em várias listas das obras mais aclamadas de 2017.

Caso vença, Varda também será a primeira pessoa a ganhar o prêmio honorário da Academia, o qual ela recebeu no fim do ano passado, e alguma premiação no mesmo ano.

Rachel Morrison tornou-se a primeira mulher indicada ao prêmio de Melhor Fotografia

Outra mulher que fez história foi a diretora de fotografia Rachel Morrison, tornando-se a primeira mulher indicada na categoria Melhor Fotografia pelo seu trabalho em “Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi”, filme distribuído pela Netflix (ainda não no Brasil), que chegará aos cinemas em 15 de fevereiro. Ela é mais conhecida pelo seu trabalho nos longas “Fruitvale Station: A Última Parada” (2013) e “Cake: Uma Razão para Viver” (2014)Morrison também será a responsável pela fotografia de “Pantera Negra”, próxima estreia da Marvel.

Dois atores indicados na mesma categoria, pelo mesmo filme

Entre os indicados ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, um fato curioso. Sam Rockwell e Woody Harrelson foram indicados pelo trabalho no mesmo filme: “Três Anúncios para um Crime”. Esse feito – de dois atores do mesmo longa indicados nessa categoria – não acontecia desde 1984, quando Jack Nicholson e John Lithgow foram lembrados pela premiação em “Laços de Ternura”, que também ganharia como Melhor Filme naquele ano.

Christopher Plummer atualiza o recorde de ator mais velho já indicado

Na categoria de Melhor Ator, a aparição de Christopher Plummer acabou por ser uma das grandes surpresas, já que seu filme, “Todo o Dinheiro do Mundo”, acabou envolvido em polêmicas, desde a substituição de Kevin Spacey no elenco. De qualquer forma, ele acabou se tornando, com 88 anos, o ator mais velho a ser indicado ao Oscar, superando a atriz Gloria Stuart, que detinha o recorde desde 1998, quando foi indicada pelo trabalho em “Titanic”, aos 87 anos.

Plummer é dono de outro recorde na premiação, quando, em 2012, se tornou o ator mais velho a ganhar um Oscar por “Toda a Forma de Amor”.

Primeira indicação de um filme dirigido por uma pessoa trans

A categoria de Melhor Documentário também rendeu uma das indicações mais interessantes da história da Academia. O diretor Yance Ford se tornou a primeira pessoa trans a dirigir um filme indicado ao Oscar na história. Trata-se de “Strong Island”, longa que conta um pouco da vida pessoal do diretor e está disponível na Netflix.

Ator mais jovem indicado ao prêmio de Melhor Ator desde 1939

Na categoria Melhor Ator, Timothée Chalamet era um nome bastante especulado devido a sua performance em “Me Chame Pelo seu Nome”. Aos 22 anos, ele quebrou um tabu gigantesco e se tornou o ator mais jovem indicado nessa categoria desde 1939, quando Mickey Rooney foi lembrado pelo longa “Sangue de Artista”. Mas nenhum deles supera Jackie Cooper, indicado ao prêmio do longínquo ano de 1931, quando tinha apenas 9 anos.

Paul Thomas Anderson volta a disputar o prêmio de Melhor Diretor

O Oscar de 2018 também marca a volta de Paul Thomas Anderson à disputa da categoria de Melhor Diretor, dez anos depois de ter concorrido por “Sangue Negro”. Desta vez, ele concorre pelo filme “Trama Fantasma”, marcante pela aposentadoria do lendário ator Daniel Day-Lewis, vencedor de três prêmios de Melhor Ator e também indicado na categoria este ano.

A cerimônia de entrega das estatuetas do Oscar acontece em 04 de março em Los Angeles, Califórnia. Fique ligado porque o Cinema Com Rapadura está preparando uma cobertura especial para o evento!

Cláudio Gabriel
@ClaudiogabrielJ

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados